São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As estrelas cadentes não são estrelas, mas meteoros

KATHY WOLLARD
VOCÊ PODERIA EXPLICAR O QUE É UMA ESTRELA CADENTE?

Daniel Carvalho Tavares, 14, de São Joaquim da Barra, Brasil.
Com sorte, é possível ver uma estrela cadente. Parece uma estrela se separando das outras e mergulhando pelo céu da Terra. Mas o que vemos não é uma estrela e, sim, um meteoro.
Os meteoros, chamados por nós de estrelas cadentes, são pedaços de rochas e metais. Quando esses pedaços caem pelo ar, esquentam e brilham.
O meteoro é o nome que se dá a um meteoróide que pegou fogo e se consumiu na atmosfera. Para quem não sabe o que é meteoróide, trata-se de fragmentos que se separaram de cometas gelados ou asteróides rochosos. Seu tamanho é variável: de um grão de areia até centenas de metros de largura.
Mas, se em vez de pegar fogo o meteoróide se choca com o chão, ele é chamado meteorito.
Já os asteróides são parte dos detritos rochosos que sobram da formação dos planetas. Quando ocorre uma colisão entre asteróides, coisa que vem acontecendo há bilhões de anos, eles enviam fragmentos de rochas -os meteoróides- voando em todas as direções. Esses fragmentos não param de se mover, pois no vazio do espaço não existe fricção que diminua sua velocidade. As rochas voam ao lado da Terra o tempo todo, invisíveis na escuridão.
Mas, quando passam muito perto de nosso planeta, às vezes entram no campo de gravidade da Terra. Algumas delas penetram em nossa atmosfera.
Quando um meteoro pedregoso típico é atraído pela gravidade e mergulha no ar, ele esquenta rapidamente, devido à fricção entre a rocha e moléculas de ar.
Esse calor faz os meteoros brilharem em seu mergulho em direção à Terra. Um meteoro minúsculo pode ter tempo para brilhar por um instante apenas antes de se consumir em fogo. Um meteoro grande pode ficar aceso por mais de um minuto.
Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: O que está acontecendo com as aves da América do Norte que cantam?
Próximo Texto: Hits de desenhos animados ganham belo CD-tributo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.