São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
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Som pop latino faz a festa no Brasil

FABIAN DÉCIO CHACUR
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Tango? Bolero? Não, apesar de hablar castelhano, o som da hora é o pop latino. O estilo invadiu a programação das rádios e suas vendas aumentaram. A batida dance leva vantagem, mas há lugar para o romantismo renovado.
A Jovem Pan 2 foi uma das FMs responsáveis pela popularização do pop latino.
Alexandre Howoruski, 29, diretor artístico da emissora, diz que essa onda começou há três anos. "Com o sucesso na programação de 'La Pachanga', do Los Tres Vampiros, vimos que havia algo ali, só faltavam mais produtos de qualidade."
O pop latino acabou entrando com tudo na programação da rádio. "Antes, as pessoas achavam o pop em castelhano brega, mas a roupagem moderna dos lançamentos quebrou o preconceito", diz Howoruski. O público mais entusiasmado com o som tem entre 14 e 19 anos.
Marcelo Braga, 31, diretor artístico da Rádio Cidade FM, aponta outra razão para o sucesso: "Muita gente está indo ao Caribe, conhece o novo pop latino por lá e volta querendo ouvir esse som aqui".
Além de tocar os principais hits, a Cidade está investindo numa promoção com o porto-riquenho Ricky Martin, ex-Menudo e campeão de vendagens em toda a América hispânica.
A rádio trouxe o cantor para o Brasil, em parceria com a Sony, para o lançamento de "A Medio Vivir", um mix de temas dançantes a baladas românticas.
A trilha sonora internacional da novela global "Explode Coração" exerceu função-chave na onda latina, incluindo músicas de vários artistas desse estilo. O disco vendeu mais de 300 mil cópias.
Na praia romântica, o fenômeno é a italiana Laura Pausini. Com cerca de 350 mil cópias vendidas dos seus três CDs no Brasil, a cantora deverá fazer shows por aqui no segundo semestre, provavelmente em agosto, quando lançará um novo CD.

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