São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reserva natural de esperma é limitada

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 22 anos e vida sexual bem intensa. Após a terceira ejaculação, o esperma se torna escasso, o que sei que é meio normal. Queria saber se há algum remédio ou algo que possa fazer para aumentar a quantidade de esperma?"

Resposta
Calma lá! Existe um limite natural para o "trabalho" dos seus testículos -órgãos produtores dos espermatozóides- e para as glândulas do aparelho genital que liberam os outros líquidos presentes no sêmen (esperma).
Depois da terceira ejaculação, resta uma reserva bem pequena desses líquidos e de espermatozóides. Portanto, é natural que o volume de sêmen se torne escasso.
Não existe remédio milagroso ou método alternativo que possa aumentar essa reserva de esperma.
Só após um tempo (que varia de algumas horas a um dia), os testículos e outras estruturas do sistema reprodutor masculino têm capacidade de restabelecer os níveis normais de esperma.

"Estou com 14 anos e já tenho todos os sinais da puberdade (não muito desenvolvidos), mas ainda não menstruei. As minhas amigas já chegaram lá. Sou magra e baixa. O que acontece comigo?"

Resposta
Cada um tem seu ritmo de desenvolvimento. Uns começam mais cedo, outros mais tarde. Mas todo mundo acaba "chegando lá".
Você conta que tem a maioria dos sinais da puberdade (pêlos na região pubiana, aparecimento de mamas, gordura em uma disposição mais feminina, pele mais oleosa, espinhas), só que pouco desenvolvidos.
A primeira menstruação chega quando a maior parte desses sinais estão em fase mais avançada. Portanto, você está a caminho. É só ter paciência.
As mais magras podem ter a primeira menstruação um pouco mais tarde (as garotas precisam alcançar um certo peso e quantidade de gordura no corpo para menstruar). Não se desespere.

Texto Anterior: Transar só por curiosidade, não dá!
Próximo Texto: A transa foi ótima, mas orgasmo que é bom, nada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.