São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monges fazem da música um hábito

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os monges beneditinos estão em fase final de preparo de seu sexto CD, "Salmos", que terá 15 faixas compostas a partir de salmos do antigo testamento.
Apesar do sucesso dos cinco discos anteriores, que somam a marca de 300 mil cópias vendidas, os monges de Ponta Grossa (a 523 km de São Paulo) não se sustentam com os direitos autorais.
"Se dá para ficar rico vendendo CDs? Não dá nem para ficar pobre", afirmou Irmão Agostinho, beneditino responsável pela divulgação das atividades culturais dos monges. "Se fôssemos profissionais e dependêssemos do dinheiro arrecadado com a venda de discos, já teríamos mudado de profissão", disse.
Só no primeiro trimestre de 96 foram vendidas 4.000 unidades (em CDs e cassete) dos títulos "Glorificai Nosso Deus" (primeiro lançamento, de 1992) e "Ressuscitou, Aleluia" (segundo, de 1993).
Por essa cota, os beneditinos vão receber, daqui a 60 dias, o valor correspondente a R$ 1.000, previsto no contrato. "Só sendo Roberto Carlos para sobreviver da venda de discos." Segundo irmão Agostinho, as gravadoras argumentam que os cantores populares têm que fazer show para se sustentar.
Mas ele afirma que os monges, apesar de terem repertório suficiente, não vão fazer shows. "Não pretendemos fazer apresentações públicas." O pouco dinheiro arrecadado com a venda dos CDs é revertido para a manutenção da comunidade, segundo irmão Agostinho.
O objetivo único dos monges com a venda dos CDs é de divulgar a música litúrgica: "O alcance que tivemos fora da igreja nos surpreendeu", afirmou o irmão.
O interesse das pessoas é tão grande que, desde 1994, pelo menos uma pessoa telefona por dia para o mosteiro para solicitar a partitura de músicas dos discos já lançados.
"Não esperávamos tanta receptividade."
"Timing"
Os monges do Mosteiro da Ressurreição lançaram discos antes de o canto gregoriano virar "febre" dentro e fora do Brasil.
O primeiro CD deles foi lançado em 92, e só em 1994 que a moda pegou, com o lançamento do disco dos monges espanhóis do mosteiro S. Domingos de Silos.
Mesmo assim, os beneditinos de Ponta Grossa já haviam lançado também "Ressuscitou Aleluia em 93, que tem a liturgia da Páscoa. Em 1994, o impacto foi maior, no lançamento do "Magnificat 1" e "2", com a liturgia sobre Nossa Senhora, que teve até videoclipe feito no mosteiro.
"Desta vez não faremos clipe, senão vira festa", disse.
Um quinto CD foi lançado em 94, "Lux Mundi". "Esse CD tem repertório bem variado, com liturgia gregoriana moderna, bizantina, instrumental etc.", disse.
Novo disco
O novo disco vai entrar em fase de mixagem na próxima semana. Um monge virá a São Paulo para coordenar a mixagem das 15 faixas gravadas com apenas seis vozes e um órgão. As gravações aconteceram na semana passada e levaram apenas 15 dias. "Tivemos a felicidade de o trabalho fluir bem." O ensaio de algumas das músicas ficou valen do como gravação definitiva, porque a qualidade tinha ficado satisfatória, segundo irmão Agostinho.
O lançamento do CD com os salmos está previsto para o final do ano, segundo a gravadora Paulus.
A escolha dos salmos aconteceu devido a sugestões de amigos e vontade dos próprios monges. "Ficamos felizes por divulgarmos orações que fazemos todos os dias. Tínhamos essa vontade desde o último CD."

Texto Anterior: Fundação de Osasco realiza sua 3ª mostra
Próximo Texto: Cartuns substituem plim-plim e não funcionam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.