São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Quem perdeu; Arrecadação falha; Corporativismo; Cárcere; Dois gumes; Paraísos fiscais; Concurso na USP; Espírito; Luta histórica; Didatismo; Omissão; Escolha feliz; Herança

Quem perdeu
"Foi erro ou omissão do jornal estampar na Primeira Página de 23/5 o seguinte: 'Governo perde na Previdência'.
Talvez pelo meu pequeno grau de escolaridade eu venha a entender que 'povo perde na Previdência'.
Aliás, vem perdendo há muito tempo e em todo o lugar. Veja a miséria nas ruas de São Paulo."
Antonio Rodrigues Parente Filho (São Paulo, SP)

Arrecadação falha
"Faltou na reportagem do ITR observar que não houve arrecadação em 1994 por falta de cobrança. O ITR de 1994 só foi cobrado em 1995.
Em 1996, os lançamentos referentes ao ITR de 1995 foram feitos totalmente errados e tiveram que ser refeitos, representando atraso na arrecadação.
O ITR não recebe qualquer prioridade dentro do governo e depois falam que os proprietários são sonegadores."
Decio Funari de Senna (Presidente Prudente, SP)

Corporativismo
"Não adianta submeter apenas Fernando Henrique à aprovação popular.
Temos que mostrar a parcela de responsabilidade do Congresso Nacional, que é corporativista e legisla em causa própria."
Marcos Paulo Bossetto Nanci (Taubaté, SP)

Cárcere
"Concordo com Hélio Bicudo quando diz que a prisão é um meio e não um fim.
Só que a prisão-meio deve ser construída e destinada àqueles praticantes de delitos de menor potencial ofensivo.
Quanto ao bandido que assaltou, matou, estuprou e matou, este tem que ficar à margem, segregado e encarcerado como fera.
Sou visceralmente contra a pena de morte, mas a favor da prisão perpétua destinada àqueles crimes que provam no cidadão comum o sentimento de repulsa."
Antonio Giordano, delegado de polícia de Morro Agudo (Morro Agudo, SP)

Dois gumes
"O subsídio é uma faca de dois gumes e muitos pensam que isso é bom para a nação. Pura ilusão, pois não refresca nada.
O Brasil é um país que tem potencial para desenvolver e tocar as suas atividades sem subsídios, dependendo apenas de redução de impostos para tudo o que é essencial, com o que a produção será estimulada, produzindo-se mais para que os preços se tornem competitivos."
Lorivaldo Pires Barbosa (Santa Bárbara d'Oeste, SP)

Paraísos fiscais
"A comunidade internacional deve concentrar forças no combate aos paraísos fiscais.
Se o criminoso do colarinho branco colocar seu dinheiro num desses locais, não haverá pena eficaz em seu país, porque a privação da liberdade, a multa ou confisco serão inúteis.
Quantos não optariam por cinco, dez anos de prisão para verem garantidos seus milhões de dólares à espera de uma vida rica?!
Por outro lado, quem sustenta o narcotráfico que comanda os países da América do Sul? Os grandes consumidores das drogas, que são os países de Primeiro Mundo, em especial os Estados Unidos.
Não serão tais comunidades poderosas que mantêm os paraísos fiscais e que alimentam nossa produção de maconha e de cocaína?"
Fábio Bittencourt da Rosa, juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre, RS)

Concurso na USP
"Sobre a reportagem 'Físico renomado perde concurso na USP': lamentável tal reportagem. Primordialmente, a falta de ética quanto à validade do concurso.
Qual critério, além dos créditos da soberana banca examinadora, poderiam invalidar as teses vencedoras?
A referida e infeliz reportagem é uma tentativa de denegrir a própria USP ou se trata de mais um mal-entendido do jornal?"
Juçara A. Guarim (São Paulo, SP)

"Impressionou-me a reportagem 'Físico renomado perde concurso na USP'. Após o impacto da chamada concluí que a reportagem não correspondia à realidade.
Indagamos então por que estaria a banca, soberana por legislação, competente por tradição, e portanto definitiva em seu julgamento, legitimando o concurso?
Indagamos ainda, perplexos, a que e a quem serviria tal sensacionalista reportagem."
Everaldo C.P. Mourão (São Paulo, SP)

Espírito
"Parabenizo a Folha pelo texto sobre John Maynard Keynes.
Tendo lido diversos textos publicados aos domingos, surpreendo-me por não ter havido até hoje qualquer reportagem sobre a realidade do espírito."
Aloisio Caputi (Rio de Janeiro, RJ)

Luta histórica
"Queremos agradecer a divulgação realizada durante o movimento em prol da manutenção e consolidação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Esse momento da luta democrática em favor do fortalecimento do ensino no Mato Grosso do Sul com certeza ficará na história do nosso Estado."
Luiz Antonio Alvares Gonçalves, reitor em exercício da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Dourados, MS)

Didatismo
"Queremos cumprimentar a Folha pela excelente reportagem feita pela jornalista Lídia Chaib que, embora dirigida a crianças, tanto pelos dados técnicos como pela ilustração resultou num trabalho claro, objetivo e bastante didático."
Paulo Gomes Machado, diretor do departamento técnico do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

Omissão
"Nós, alunos e professores do Colégio Técnico de Indaiatuba da Fiec -Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, notamos total omissão dos meios de comunicação com referência ao projeto de lei 1.603/96, o qual, se aprovado, desestruturará o ensino técnico de 2º grau no Brasil."
Dirce Costa Zanotta (Indaiatuba, SP)

Escolha feliz
"Sobre o artigo 'Cada governo tem Jornal Nacional que merece', de Marilene Felinto: o paralelo JN x Blockbuster foi uma escolha muito feliz."
Adelia Aquino (San Diego, EUA)

Herança
"O tempo passa, mas as grandes realizações deixam a marca de seus autores, como no caso do grande professor de jornalismo e historiador de nossa imprensa Carlos Rizzini, falecido em 19 de julho de 1972, que deixou uma valiosa bagagem para a imprensa brasileira."
Antonio D. Calvo (Rio de Janeiro, RJ)

Texto Anterior: Cidades e mudança social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.