São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Inglês leva brasileiros para o exterior

DA REDAÇÃO

Estudar no exterior é reconhecidamente uma das experiências mais importantes na formação de uma pessoa. Diversos escritores, cientistas e políticos passaram por um estágio fora de seu país natal.
Mas qual é o preço de estudar inglês em países onde essa língua é o idioma oficial? Há, é claro, aqueles gastos óbvios com passagens aéreas, acomodação e alimentação.
Mas há também a separação temporária da família e amigos, a saudade e, sobretudo, o choque cultural, a convivência compulsiva com hábitos e leis que podem surpreender e incomodar.
Na Inglaterra, o banho diário não é uma prática da maioria. Dependendo da casa em que o estudante ficar, a cota pode não ultrapassar quatro banhos semanais.
Nos EUA, os brasileiros podem se surpreender com a patrulha antialcoólica. Nos bares, menores de 21 anos são carimbados na mão para que garçons nem se atrevam a servir-lhes uma simples cerveja.
Quem deseja conhecer a agitação noturna da Austrália e Nova Zelândia tem de retornar ao alojamento antes das 2h.
A recompensa por esses contratempos é voltar falando o idioma, além de ter conhecido e aprendido a respeitar hábitos diferentes.
LEIA MAIS sobre cursos de inglês no exterior nas páginas 6-2 a 6-16

Próximo Texto: Austrália atrai com esportes e amizade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.