São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campus mistura kitsch com educação

RODRIGO AMARAL
DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

A reportagem da Folha visitou seis escolas de inglês localizadas em universidades do nordeste dos EUA. Saiba detalhes sobre cada uma delas.
CENTER OF ENGLISH STUDIES - O CES tem duas sedes, ambas localizadas em regiões privilegiadas de Nova York.
Os estudantes dos estágios básicos vão para um prédio da 7ª avenida. Já os mais avançados vão para o College of Insurance, na Murray Street.
Ambas as sedes ficam em Manhattan e são bem servidas pelo sistema de metrô. No College of Insurance, há subsídio para alimentação e hospedagem.
A CES oferece cursos de inglês que duram de duas a 50 semanas. Eles podem ser feitos apenas em Nova York ou, parte deles, nas subsedes de San Francisco (Califórnia) e também de Fort Lauderdale (Flórida).
Além disso, os estudantes com diploma universitário ou que estiverem terminando a faculdade podem complementar o curso de inglês com um estágio profissional em empresas americanas.
UNIVERSIDADE BEAVER - A Universidade da Filadélfia oferece cursos da American Language Academy.
O campus é agradável, e o prédio principal, de 1893, reproduz um castelo inglês -kitsch como só os americanos sabem ser.
A Beaver fica a 20 minutos de carro do centro da Filadélfia, mas o transporte coletivo que atende a região é deficiente.
A maioria dos estudantes estrangeiros da Beaver são asiáticos ou latino-americanos. A ALA, em geral, possui cerca de 60 estudantes. Atualmente, há cinco brasileiros.
Há acomodações no próprio campus (quartos com banheiros comuns) e em casas de família. Só estudantes mais antigos conseguem quartos no castelo.
O refeitório serve uma comida variada e aceitável. Os cursos duram a partir de dez semanas.
UNIVERSIDADE SAN XAVIER - A escola de Chicago (Illinois) também faz parte da ALA. Fica a cerca de uma hora do centro. O acesso ao centro é feito por trem, mas os estudantes reclamam que à noite é difícil ir e voltar da cidade.
A maior parte dos estudantes estrangeiros fica nos alojamentos do campus, mas há disponibilidade de estada em casas de família.
UNIVERSIDADE BRANDEIS - Fica a cerca de 20 minutos do centro de Boston, para onde é possível ir de metrô. A escola de inglês para estrangeiros é da ALA.
Tem apenas cursos de verão (a partir de junho), com duração de dez semanas e com até 60 alunos.
Os alunos estrangeiros ficam nos alojamentos da universidade. Os quartos são bons -no máximo, duas pessoas para cada banheiro.
A Brandeis possui um atrativo extra: o time de basquete do Boston Celtics realiza seus treinamentos no ginásio da universidade.
MERRIMACK COLLEGE - Fica nos subúrbios de Boston. O acesso ao centro é mais difícil do que na Brandeis. Tem cursos o ano todo.
É outra universidade que conta com um módulo da ALA, cujos estudantes, em sua maior parte, vêm do Japão, Coréia do Sul e países árabes e ficam hospedados nos alojamentos do próprio campus.
Os quartos são grandes, e há um máximo de quatro pessoas por banheiro. A universidade aluga refrigeradores para os alunos.
UNIVERSIDADE RIDER - Essa universidade de Nova Jersey é a única em que a ALA tem prédio próprio, com alojamentos e refeitórios. O campus amplo fica em uma região de casas de alto padrão. Também é fácil ir a Nova York de trem ou metrô.
(RA)

Texto Anterior: Princeton recebeu seu atual nome em 1896; Prédio da faculdade abrigou o Congresso
Próximo Texto: EUA são a pátria da gordura pela manhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.