São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itaú mostra passado aéreo brasileiro

Exposição está aberta até 23 de junho

ERNESTO KLOTZEL
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Se você deseja viver um pouco do clima da Paris de Santos Dumont e quer saber o que aconteceu depois com a aviação brasileira, o endereço recomendado é o Instituto Cultural Itaú.
Em sua sede, um monumento em vidro e aço que, por si só, já vale a visita, todos aqueles que se interessam pela aviação encontram, até 23 de junho, uma mostra que é um exemplo de estética e apresentação didática.
"O Sonho de Ícaro... e o Brasil", centrado em Santos Dumont, é um desfile de tudo o que existe de importante na história da aviação brasileira, desde o feito histórico do campo de Bagatelle até hoje.
A exposição é um convite a um exame mais detalhado de legendas e informações que completam as mais de cem montagens fotográficas, cerca de 30 maquetes, propulsores e outros objetos.
Um "Demoiselle" em tamanho natural, que parece voar, está entre o térreo e o mezanino. É esse verdadeiro ultraleve (que se tornou um veículo para as visitas sociais de Santos Dumont) que cria o clima especial da mostra.
Carro-chefe
É no subsolo que fica o banco de dados, considerado o núcleo dessa e de outras mostras do ICI.
Na presença de uma das 12 monitoras, o visitante, instalado diante de um computador, utiliza o mouse para consultar o que lhe dita a curiosidade ou realizar trabalhos de pesquisa.
Quer conhecer a planta geral das instalações do Aeroporto Internacional de São Paulo? Que tal saber o que foi a Panair do Brasil? Quais os precursores da ponte aérea?
"O nosso banco de dados é permanente em aeroportos e órgãos que cuidam da aviação no país", diz a coordenadora do módulo "Transporte Aéreo no Brasil", Heloisa de Mesquita Sampaio.
O acesso é extremamente simples: escolhe-se, por exemplo, a entrada "Aviões" para conhecer todos os detalhes técnicos de 110 aeronaves civis e militares, suas operações e quem as operou ou ainda as utiliza em serviços comerciais ou missões militares.
A entrada "Aeroportos" permite conhecer detalhes das 21 instalações aeroportuárias mais importantes. "Marcos Históricos" revela cerca de 50 eventos aviatórios e institucionais, existindo até o registro dos 50 acidentes mais graves até o ano de 1993.
Novidades
Heloisa anuncia, para breve, mais duas entradas: "Biografias de Personagens da Aviação Brasileira" e "Formas e Cores", um desfile da comunicação visual aplicada à aviação.
Constam também a filatelia, a propaganda, as pinturas das aeronaves, logotipos e logomarcas. Enfim, a imagem corporativa das companhias aéreas.
Textos e imagens serão oferecidas pelas impressoras dentro de dois meses.
O banco de dados incorpora um ingrediente altamente lúdico. O simples manuseio do mouse (sem qualquer possibilidade de engano), dá acesso a uma verdadeira enciclopédia.

Instituto Cultural Itaú: av. Paulista, 149, tel. (011) 238-1700

Texto Anterior: MS Veendam possui até piscina coberta
Próximo Texto: Tudo é motivo para festa entre gaúchos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.