São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parada de mulas vira cidade 'européia'

LUCIANA CONSTANTINO
DA ENVIADA ESPECIAL AO RIO GRANDE DO SUL

Clima frio, tranquilidade e hortênsias espalhadas por toda a cidade: eis o cenário que o turista pode conhecer em Gramado.
Um dos quatro municípios da região das hortênsias, Gramado tem 23,5 mil habitantes e nasceu como ponto de parada dos tropeiros que iam do litoral para a serra.
O município adotou o slogan "Naturalmente Européia" e faz justiça ao título, já que reúne o charme das construções italianas e a organização do povo alemão.
Além dos atrativos naturais, como o vale do Quilombo, os imigrantes construíram outros, como o parque Knorr, com 40 mil metros quadrados de área verde, e o lago Negro, com mudas de árvores da floresta Negra, na Alemanha.
Pão e circo
No roteiro gastronômico, o turista conta com 65 hotéis e outros 100 restaurantes.
No final do inverno, a cidade esquenta com o Festival de Cinema Latino e Brasileiro. Este ano o evento será realizado de 9 a 17 de agosto. A exibição de curtas brasileiros completa a programação.
A oito quilômetros a leste de Gramado, fica Canela -cidade gêmea em características naturais.
Canela tem uma economia diversificada entre os setores metalúrgico, têxtil e de celulose. Mas a maior fonte de recursos é o turismo, responsável por 70% da arrecadação municipal.
Uma das paisagens naturais mais bonitas do município é a cascata do Caracol -uma queda d'água com 131 metros de altura, dentro de um parque que possui cerca de 50 variedades de plantas.
À noite, a diversão fica por conta de cafés coloniais e de bares perto de hotéis. (LUCIANA CONSTANTINO)

Texto Anterior: Cavalo revela a verdade natural
Próximo Texto: Caminhos de pedra mostram a história da colonização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.