São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminhos de pedra mostram a história da colonização

LUCIANA CONSTANTINO
DA ENVIADA ESPECIAL

Uma estrada estreita e de terra é a única maneira para o turista visitar os caminhos de pedra de São Pedro, distrito a 13 km de Bento Gonçalves, verdadeiro "museu vivo".
Uma das primeiras casas construídas no local, em 1880, é a da família Bertarello, que utilizou pedra e barro, como material para construção, e, no lugar de cimento, uma mistura de trigo e esterco.
As portas e janelas seguem a forma de arco. No primeiro pavimento fica a cozinha. No segundo andar, os quartos. Os alimentos ficavam no sótão, o local mais seco.
Hoje funciona na casa um restaurante, que serve cardápio tradicional italiano, com queijos, sopa de capelete e galeto primo.
Ao lado do restaurante existe uma centenária "maria-mola", árvore conhecida como umbu. Os imigrantes italianos utilizavam o caule em construções.
A cinco quilômetros da cantina, movida pela força da água que cai em duas rodas, a ferraria Ferri renasceu depois de 26 anos parada.
Seguindo os caminhos de pedra, você chega à cantina da família Strapazzon, onde foi filmada uma das cenas de "O Quatrilho".
(LC)

Texto Anterior: Parada de mulas vira cidade 'européia'
Próximo Texto: Hotel em Búzios tem promoção para feriado; Eduardo's Park oferece pacote desde R$ 590; Agência faz caminhada pelo litoral de Angra; Ecologia é destaque de Bonito e do Pantanal; Roteiro traz aventura de barco no Paraibuna; Monte Alegre propicia feriado com sossego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.