São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ecologia é o destaque na Nova Zelândia

RONI LIMA
DO ENVIADO ESPECIAL À OCEANIA

País montanhoso, com vulcões, gêiseres, florestas e praias espremidas em duas pequenas ilhas, a Nova Zelândia tem no turismo ecológico um de seus principais atrativos. Isso é explorado também por uma série de escolas de inglês para estrangeiros.
Com 3,4 milhões de habitantes e uma cultura impregnada de consciência preservacionista, o país tem 13 parques nacionais e áreas restritas para pesquisa científica. É um local ideal para simpatizantes do Partido Verde.
Com sede em Auckland, principal cidade da Nova Zelândia, com 1 milhão de habitantes, o grupo Dominion English Schools sabe disso e mantém, em seu quadro de professores, um ecologista.
Articulista de jornais locais e dos EUA, Doug Mende, 38, é guia de estudantes que se inscrevem em cursos de inglês, mas querem passar parte do tempo excursionando por parques e reservas.
Passeios
Um dos passeios preferidos -a apenas 45 minutos de carro em direção ao norte de Auckland e mais meia hora de barco- é para a ilha de Tiritiri Matangi, um dos três principais centros de vida selvagem do país.
Os estudantes caminham pela reserva, fazem piqueniques e recebem lições sobre a natureza e a vida selvagem.
Assim como a Dominion, a English Language Academy, também em Auckland, promove excursões com churrascos, cavalgadas e até jogos de golfe e viagens para ilhas próximas ao porto -muitas delas vulcões adormecidos.
País de desportistas, principalmente na área do iatismo, o apelo do mar para o neozelandês é tão forte que a Dominion oferece uma programação de estudo de inglês pela manhã e, à tarde, cursos de pilotagem e passeios de veleiros.
Mas, para quem deseja mais natureza, a Dominion tem uma filial na pequena Christchurch, na ilha Sul, onde estudantes podem alcançar, com mais facilidade, parques montanhosos com pistas de esqui e piscinas de água quente.
(RL)

Texto Anterior: SERVIÇO
Próximo Texto: Aprenda a fazer o pão doce típico do lugar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.