São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dissidentes já fazem ameaças

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Deputados governistas pretendem se organizar contra uma suposta intenção do governo de retaliar os infiéis. Ameaçam formar um bloco suprapartidário.
"Se fizermos um partido com os dissidentes, será maior que muitos da base do governo", disse o deputado Eraldo Trindade (PPB-AP).
Esses governistas acusam o ministro Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos) de ter uma "lista negra" com nomes dos aliados que não votam sempre com o governo.
Alguns deputados apontam uma manobra do governo para desmoralizar os dissidentes.
"Vão tentar negociar, mas, depois, divulgam os nomes dizendo que os deputados queriam apenas cargos", afirmou Trindade.
O pepebista disse que foi procurado por emissários do presidente Fernando Henrique Cardoso querendo saber quais eram as suas "pendências" com o governo.
Trindade ficou contra o governo nas três votações da reforma da Previdência na semana passada.
As declarações do porta-voz Sergio Amaral, segundo as quais o Congresso votou a favor de privilégios, aumentaram o mal-estar.
"O governo está sendo inábil. Não aceito recados malcriados do Robocop", afirmou Trindade, referindo-se ao porta-voz. Robocop é o personagem do filme de ficção, meio robô, meio humano.
O líder do PPB, Odelmo Leão (MG), afirmou não aceitar qualquer forma de retaliação: "Exijo respeito à minha bancada. Essa é uma Casa legislativa que tem sua independência", disse.
Ontem, o deputado Herculano Anghinetti (PPB-MG) enviou ofício ao ministro Santos para desconsiderar as indicações que fez.
Ele indicou nomes para a gerência da Radiobrás em Belo Horizonte e para a chefia da representação da Susep (Superintendência de Seguros Privados).
O deputado afirmou que sua decisão foi de prudência. "Não quero ser cobrado por isso".

Texto Anterior: Governo identifica 39 deputados 'infiéis'
Próximo Texto: Temas nacionais marcam a eleição no Clube Militar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.