São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contra a boca-livre

MARIA ERCILIA
DO UNIVERSO ONLINE

É curioso como uma qualidade pode se tornar um defeito só com uma mudança de escala. Nos tempos heróicos da Internet como grande boca-livre, uma de suas grandes vantagens era que tudo era sujeito a cópia.
Livros inteiros, programas à mancheia, fotos, páginas de Web, tudo o que era jogado na rede estava sujeito a aparecer em milhares de outros lugares, na íntegra ou aos pedaços. Uma boa regra darwinista para saber se algo fazia sucesso era verificar se era muito copiado. Fosse programa ou texto, idéia ou produto -o que não era copiado estava morto.
Até hoje é mais ou menos assim, mas a chegada do dinheiro mudou um pouco a equação. Para o programador que jogava um software gratuito na rede, vê-lo multiplicar-se era sucesso suficiente. Seu nome era carregado pela Internet afora e ele podia se tornar uma minicelebridade. O dinheiro ele podia ganhar em outro lugar.
Mas, para uma empresa que quer ganhar dinheiro na rede, a cópia pode ser a morte em vez de garantia de eternidade. Como lucrar com uma boa idéia, se todo mundo pode copiá-la? A mesma coisa para um artista ou escritor. Como vai sobreviver se não conseguir lucrar um tostão com suas obras?
Antipirataria
Um novo programa vem responder parcialmente a esse problema. O SiteShield, um plug-in para o Netscape, promete evitar que imagens possam ser reproduzidas.
O SiteShield modifica o formato da imagem, de forma que ela aparece na janela do navegador mas depois de copiada se torna impossível de visualizar. O programa funciona com servidores Netscape, Microsoft e Apache e inclui um aplicativo em Java que permite estender a proteção a outros navegadores.
O beta-teste do SiteShield (http://maximized.com/) começa amanhã. Se o programa funcionar como prometido, vai ser um marco na Internet: o começo do fim da boca-livre.
Navegadores em desfile
Para não dizer que eu não falei do Explorer (sabe aquele navegador "quaseïï igual ao Netscape?): a versão 3.0 beta 1 do navegador da Microsoft deve sair nesta semana. O endereço: www.grandprix.microsoft.com/riderlink/toolbox/ie30/default.html.
Aí vão em primeiríssima mão, algumas das características do novo navegador (talvez nem todas apareçam no beta 1, mas estavam presentes na versão alfa, liberada somente para desenvolvedores):
-Tem suporte para GIFs animados
-Tem suporte para JavaScript, mas não para Java
-Tem suporte total para "framesïï (aquelas divisões nas páginas), inclusive para frames ocultos, que ainda não apareceram no Netscape
-Tem suporte para "folhas de estiloïï, que permite redesenhar um um "siteïï inteiro fazendo mudanças em um ou dois arquivos apenas (mais detalhes sobre folhas de estilo no www.w3.org.).
Detalhes desagradáveis: só funciona se for o "defaultïï e substitui automaticamente outros programas de visualização de imagens na configuração do Windows. Que antipático...

E-mail±netvox@folha.com.br

Netnotas
Hoje tem "Sexo, Mentiras e Internetïï no Finneganïs (aquele que agora é um "Ciber Pub") da Vila Madalena, em São Paulo. A revista ".netïï vai organizar um debate sobre sexo e sobre Internet, com participação da colunista do Folhateen Rosely Sayão.

Texto Anterior: Chico César volta com álbum dançante
Próximo Texto: Sesc abriga hoje debate sobre 'O Belo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.