São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção tem aumento de 79% no Espírito Santo

DA REPORTAGEM LOCAL

As lavouras de café do Espírito Santo se recuperaram da quebra ocorrida no ano passado.
A produção este ano é estimada em 4,2 milhões de sacas de 60 kg, 79% mais que a colheita de 95.
A previsão é da Secretaria Estadual da Agricultura e engloba os cafés arábica e conillon, os dois tipos cultivados no Estado.
Maior produtor nacional de conillon, o Espírito Santo deve colher este ano 2,7 milhões de sacas desse tipo de café, 78% acima da produção obtida no ano passado.
Segundo Marcos Rolim, coordenador estadual da cafeicultura pela secretaria, em outubro e novembro de 95 as chuvas beneficiaram a floração dos cafeeiros.
Mas entre janeiro e fevereiro passados faltou chuva, o que prejudicou as lavouras de café arábica, mais sensíveis à seca.
Por ser mais resistente, o conillon praticamente não sofreu os efeitos da estiagem.
Em São Gabriel da Palha, uma das principais cidades produtoras do Espírito Santo, a Coabriel (Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel) estima colheita de 200 mil sacas de conillon.
O número supera em 150% a safra passada, segundo Marcio Miranda, agrônomo da cooperativa.
Recuperados da longa seca ocorrida no segundo semestre de 94 e início do ano passado, os cafeeiros de São Gabriel da Palha estão produzindo em média 12 sacas/ha, o dobro do rendimento de 95.
Rolim diz que os cafeicultores este ano não estão conseguindo segurar o café colhido, a fim de negociá-lo melhor. "Eles estão descapitalizados por causa da quebra da safra passada."

Texto Anterior: Um órfão no mercado
Próximo Texto: Carpas desfilam suas cores no parque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.