São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
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Unesp testa plano para formar docentes

DO ENVIADO ESPECIAL

A Unesp vem realizando, nos últimos três anos, um programa inovador para melhorar a formação de seus docentes: investiu em debates e conferências para que cada um de seus 81 cursos de graduação formule um projeto pedagógico.
A iniciativa não é fácil mesmo em universidades mais centralizadas, como a USP ou a Unicamp, já que encontra resistências que vão da acomodação dos professores ao desconhecimento de como formular um projeto desse tipo.
No caso da Unesp, além das resistências, há que se trabalhar em 15 campi espalhados pelo Estado.
"Não dei qualquer modelo para que os cursos formulassem seus projetos pedagógicos, mas ajudei com perguntas", diz a pró-reitora de Graduação da Unesp, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, que preside o congresso sobre formação de professores em Águas de São Pedro.
A primeira pergunta -que resultou em uma publicação com as respostas- foi: Que tipo de profissional seu curso quer formar? Em seguida, perguntou-se: Como vocês estão trabalhando para formar esse profissional?
Integração
A publicação mais recente -apresentada no congresso- traz as respostas para a pergunta: As disciplinas de seu curso estão integradas?
"Com isso, a gente consegue sair de uma concepção de curso estruturado pela grade curricular para focalizar a concepção de um curso como uma totalidade de atividades que visam a formação de um profissional competente e comprometido socialmente", diz Bicudo.

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