São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

486DX2 pode virar Pentium

VIA INTERNET

* "Tenho um DX2 de 66 MHz e estou pensando em atualizá-lo para um Pentium 100 MHz. Como fazer? O desempenho será igual ou semelhante ao de outros equipamentos com placas Pentium 100 MHz? Vale a pena atualizar?"
Edimilson da Silva Moreira

Resposta
Para passar o DX2 de 66 para um Pentium 100 MHz será necessário usar o chip Pentium Overdrive ou trocar a placa principal, pois apenas o Overdrive se encaixa no lugar dos 486. O Pentium tem uma pinagem diferente.
Para instalar o Overdrive, comece retirando a tampa do gabinete. Localize o processador, que deve ser o maior chip da placa principal.
Ele é cinza-escuro e deve ter um ventilador em cima. Verifique se o DX2 é soldado na placa e se há um soquete vazio para o Overdrive.
Se houver, ele será instalado nesse soquete. Se não for, será necessário retirar o chip, que deve estar em um conector ZIF, que tem uma alavanca que permite retirar o processador sem fazer força. Antes de tocar no chip, toque em alguma parte metálica do micro para descarregar a eletricidade estática, como a caixa da fonte.
Consulte o manual da placa principal sobre ajustes das microchaves (jumpers) que eventualmente devem ser feitos. Quando for inserir o novo chip, preste atenção a uma marcação ou chanfro em um dos cantos, que deverá coincidir com o canto do soquete em que faltam alguns furos.
Encaixe-o na posição correta, sem fazer força no centro do soquete e com a alavanca levantada Verifique se está perfeitamente encaixado e abaixe a alavanca. Não se esqueça de ligar o microventilador. O desempenho é um pouco inferior a um Pentium que não seja Overdrive.
Caso você queira o desempenho máximo, será necessária a substituição da placa principal por outra que aceite o Pentium.
Essa opção dá mais trabalho, mas oferece maior desempenho e custa quase o mesmo preço. Se os pentes de memória forem de 30 vias, será necessário trocá-los pelos de 72 vias utilizados no Pentium. O restante poderá ser aproveitado sem problemas.

Miguel Angelo de Souza Aguiar é consultor da Price Waterhouse.

Cartas para a coluna Canal Aberto devem ser enviadas, datilografadas, para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP. O número do fax é (011) 223-1644. E-mail:±informatica@folha.com.br

Texto Anterior: Mais memória para o portátil
Próximo Texto: Suporte técnico deixa de funcionar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.