São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet deverá tomar lugar do telefone

CATHERINE SEGAL
GILBERT CATTOIRE

CATHERINE SEGAL; GILBERT CATTOIRE
DO WORLD MEDIA

Jim Clark, presidente e co-fundador da Netscape, fala sobre o futuro da rede mundial de computadores

Jim Clark, presidente e co-fundador da Netscape Communications, foi responsável por uma transformação na indústria da computação e na sociedade, considerando a imensa influência da informática sobre a forma como as pessoas recebem informações.
Há um ano e meio ele revolucionou a World Wide Web ao comercializar um software para navegação na Internet criado por um estudante de 24 anos.
Convidado pela Axime, quarta maior empresa francesa de serviços para computação, especializada em serviços multimídia e Minitel, ele participou de um fórum em Paris, onde foi entrevistado.
*
Pergunta - A importância da Internet está sendo exagerada?
Jim Clark - Quem não precisa se comunicar não precisa da Internet. Mas a necessidade de se comunicar vai crescer nos próximos cinco anos. Nos próximos dez anos a Internet vai tomar o lugar dos sistemas convencionais de correio e telefone.
As comunicações de dados são mais gerais do que as comunicações de voz, então é possível lidar com a voz num sistema de dados, como a Internet. A Internet também está se fazendo sentir em várias indústrias: na publicidade, nos serviços financeiros, nos serviços de viagens e compras.
O mercado total é incrivelmente grande. A Internet será "o" sistema de comunicações por um certo tempo. Nos próximos anos, ela vai deixar de ser notícia.
Pergunta - Quantas pessoas ganharão acesso à Internet nos próximos anos?
Clark - Cerca de 30% das pessoas que hoje usam o telefone. Dentro de 20 anos, 80% ou 90% delas, porque, com o tempo, o telefone será simplesmente plugado na Internet. As pessoas acabarão usando a Internet como sistema transmissor básico, usando para isso o televisor ou o PC.
Pergunta - A Net vai conseguir atingir as metas comerciais que propôs?
Clark - O fenômeno Internet está tendo um impacto profundo sobre a distribuição de software. Os programas em CD-ROM e disquete precisam passar pelos processos de manufatura, embalagem e distribuição. Quando o consumidor finalmente compra o software, ele paga por esse processo. Já na Internet o software pode ser dado de graça.
Pergunta - Bill Gates frequentemente fala que a Netscape já é uma das principais concorrentes da Microsoft. Quem é seu grande concorrente?
Clark - A Microsoft. É a única concorrente importante que temos. Pode haver algum outro concorrente em algum lugar, do qual ainda não temos conhecimento.
Pergunta - Você é a favor de autoridades regulamentando a rede?
Clark - Não. Já está provado que não funciona.
Pergunta - Na Internet, você prefere apostar em empresas pequenas ou em empresas maiores?
Clark - Acredito nas pequenas empresas. Mas, de um ponto de vista lógico, uma empresa que é dona de uma tubulação deve poder fornecer atendimento mais eficiente do que outra que vem e aluga a tubulação.
Isso não quer dizer que os pequenos provedores na Internet devam desistir: eles sempre têm a opção de comprar no atacado e vender no varejo, com desconto nos preços. Mas minha lógica me manda optar pelas grandes empresas.
A AT&T anunciou um serviço de acesso à Internet nos EUA. Minha mãe, que mora no Texas, me perguntou: "Onde posso conseguir acesso à Internet? Quero mandar correio eletrônico para você". Eu não sabia quem indicar a ela, até a AT&T anunciar seu lançamento.
Pergunta - Você sonha com uma aldeia global ou com serviços locais eficientes na Internet?
Clark - Com as duas coisas, na realidade. Agora mesmo você já pode acionar na Internet coisas inimagináveis no passado.
Pergunta - Como você mesmo usa a Internet?
Clark - Principalmente para negócios e informações meteorológicas. Obviamente uso correio eletrônico o tempo todo, e também alguns dos serviços de noticiário e outros dirigidos a empresas. Nos EUA, prefiro ler jornais impressos. Leio mais notícias internacionais quando viajo.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Controle seu micro de qualquer lugar
Próximo Texto: 'Java' envia soft pela rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.