São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zélia diz ser "ótima" indicação de ex-assessor

DA SUCURSAL DO RIO E DO BANCO DE DADOS

A ex-ministra da Economia Zélia Cardoso de Mello considerou uma "ótima indicação" a de Antônio Kandir para ministro do Planejamento. Ela disse que Kandir tem "capacidade de trabalhar por muitas horas e de maneira muito produtiva".
Kandir foi auxiliar de Zélia como secretário de Política Econômica, no governo Collor.
A ex-ministra disse que o bloqueio dos cruzados novos (conhecido como confisco da poupança) não foi idéia exclusiva de Kandir.
Segundo ela, a idéia foi "unanimemente apresentada ao presidente eleito (Collor) e foi aceita".
Currículo
O deputado federal Antônio Kandir (PSDB-SP) ganhou projeção nacional no início da década de 90, como um dos jovens intelectuais que formularam a política econômica de Collor.
Foi integrante de primeira hora da equipe do então presidente. Kandir foi um dos principais autores do Projeto de Reconstrução Nacional, mais conhecido como Projetão, bandeira da campanha de Fernando Collor.
Em síntese, era um programa de estabilização e reformas estruturais da economia. Os pontos principais eram a redução do tamanho do Estado, abertura do comércio exterior e a modernização tecnológica da indústria nacional.
Mesmo tendo assumido um cargo no governo Collor, na época Kandir declarou ter votado em Mário Covas (PSDB) no primeiro turno e em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais de 89.
Pediu demissão do cargo em maio de 1991, após a saída da ministra Zélia Cardoso de Mello.
Kandir é graduado em engenharia e doutor em economia. Foi professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas e pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).
Nos anos 70 e 80, ocupou cargos de terceiro escalão em órgãos da administração pública estadual e federal.
Nas eleições passadas, foi eleito deputado com 73 mil votos.

Texto Anterior: Novo ministro afasta confisco
Próximo Texto: Círculo do poder festeja saída de Serra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.