São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC abre exposição na Unesco

DE PARIS E DA SUCURSAL DO RIO

O presidente Fernando Henrique Cardoso abriu ontem a exposição do painel "Eu Vi o Mundo e Ele Começava no Recife", do pintor Cícero Dias, na sede da Unesco.
Pintada em 1926, no Rio, quando Cícero tinha 23 anos, a tela (de 12 metros) mostra várias fases da vida do abolicionista Joaquim Nabuco.
Acompanhado por Cícero Dias, o presidente elogiou a obra e o personagem: "Uma homenagem ao Nabuco me toca muito o coração, porque foi o homem que lutou pela abolição", disse FHC.
A posse do quadro causou uma disputa entre o autor e o MNBA (Museu Nacional de Belas Artes).
Segundo Heloísa Lustosa, o quadro havia ficado guardado com Dias durante muitos anos. No início dos anos 80, o pintor teria procurado o MNBA pedindo para que fosse feito uma restauração.
"Técnicos do museu fizeram o trabalho e houve então um acordo verbal entre o pintor e o então diretor do MNBA, Alcídio Mafra: Dias não pagaria a restauração e o quadro ficaria cedido ao museu."
Em 1994, Cícero Dias pediu que o quadro fosse emprestado para ser exibido numa sala especial na Bienal de São Paulo e não o devolveu. "O acerto era ele ser devolvido ao museu, mas o pintor quis levá-lo para a Europa", disse Lustosa.
No final de 95, houve o acordo. Cícero Dias concordou em pagar o trabalho de restauração: "Corrigimos o valor do trabalho feito na época e ele pagou R$ 30 mil. A partir daí, ele pode fazer o que quiser com o quadro", disse a diretora.

Texto Anterior: Presidente recebe elogios de intelectuais
Próximo Texto: Ombudsman participa de encontro em Santos; Brito anuncia estudos para duplicar usina; Bispo do ABCD será arcebsipo de Fortaleza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.