São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Órgão ataca segregação de mulheres nos Jogos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Conselho da Europa, órgão consultivo da União Européia, condenou, em assembléia realizada ontem em Salônica, Grécia, a discriminação contra as mulheres esportistas.
Deputados de 39 países integrantes da entidade compararam ao "apartheid", política de segregação racial que vigorou na África do Sul, a intenção de alguns países de proibir a participação de mulheres na Olimpíada de Atlanta.
Em resolução, o conselho atacou especialmente os países muçulmanos e pediu ao Comitê Olímpico Internacional que não tolere violações à Carta Olímpica, cujo texto veta "toda forma de discriminação em virtude de raça, religião, política e sexo".
Os deputados também pediram que o COI não colabore com a "Olimpíada feminina" muçulmana, programada para o ano que vem, no Paquistão.
A competição acolheria as muçulmanas proibidas de participar dos Jogos de Atlanta.
A entidade defendeu, por fim, a exclusão de países que vetem a ida de suas mulheres à Olimpíada das próximas edições dos Jogos.
Tênis
Pete Sampras e Monica Seles encabeçarão a equipe de tênis dos EUA em Atlanta. O anúncio foi feito ontem pela Federação Norte-americana do esporte.
Pelo time masculino, os EUA levarão também Andre Agassi, MaliVai Washington e Richey Reneberg -este último jogará o torneio de duplas com Washington.
No feminino, Chanda Rubin, Lindsay Davenport e Gigi Fernandez farão companhia a Seles.
Também nos EUA, anunciou-se ontem que a soprano norte-americana Jessye Norman participará da cerimônia de abertura da Olimpíada-96, no dia 19 de julho.
Segundo o produtor-executivo da festa, Don Misher, ela interpretará uma canção cujo título reproduz o ideal olímpico "Citius, Altius, Fortius" (mais rápido, mais alto, mais forte).

Texto Anterior: Magic Johnson pode jogar na Argentina
Próximo Texto: Palmeiras supera marcação gremista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.