São Paulo, quinta-feira, 30 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guitarra roqueira domina noite de hoje do Nescafé & Blues 96

SÉRGIO TEIXEIRA JR.
EDITOR-ADJUNTO DE EXTERIOR

Sérgio Dias, Dave Hole e Gov't Mule tocam no Palace

Guitarra roqueira domina noite de hoje do Nescafé & Blues 96
Hoje é a noite da guitarra roqueira no Nescafé & Blues 96. Dos blues mais tradicionais, são previsíveis apenas alguns do australiano Dave Hole. O resto fica por conta dos descendentes do estilo que dá nome ao festival.
A noite começa com o ex-Mutante Sérgio Dias e termina com o Allman Brother Warren Hayne, que lidera o Gov't Mule.
Hole toca o tempo todo com o "slide". E ao contrário: enquanto a maioria dos guitarristas usa o tubinho de metal ou vidro no dedo mínimo, ele põe no indicador e fica com a mão sobre o braço da guitarra.
Embora o "slide" sugira um repertório de raízes, o negócio de Hole é andar na fronteira do rock com o blues. Em seus três discos, apenas três das 36 faixas são clássicos consagrados.
Mas ele pode surpreender com o restante do repertório, pois é difícil resistir ao som do metal do "slide" sobre as cordas de uma guitarra distorcida. É um forte candidato a ganhar a noite.
Cabeludos
Os cabeludos do Gov't Mule tentam evitar o óbvio rótulo de filial da Allman Brothers Band. Mas não vai ser fácil: 66,6% dos músicos fazem parte da matriz.
O vocalista/guitarrista Warren Hayne substituiu o lendário Duane Allman e é apontado como um dos responsáveis pelo "revival" da ABB no final dos anos 80; o baixista Alan Woody também.
A banda faz o mesmo tipo de som pesado e sujo dos power trios da década de 70. Funciona em locais grandes, mas pode balançar demais as mesinhas do Palace.
Pelo menos, Haynes tem a música negra norte-americana na veia e consegue passar a influência para sua voz rouca.
Sérgio Dias
O brasileiro Sérgio Dias aparece meio deslocado em um festival de blues. Fez parte, com Rita Lee e o irmão Arnaldo, de uma das mais importantes bandas da história do rock nacional.
Depois, em carreira solo, incorporou influências do rock progressivo e da new age.
Em "Mind Over Matter", voltou ao rock. Resta saber se ele vai aliar sua técnica indiscutível na guitarra a algum elemento do blues, o que pode ser uma boa surpresa.

Festival: Nescafé & Blues
Atrações: Sérgio Dias, Dave Hole e Gov't Mule
Quando: hoje, às 21h
Onde: Palace (av. dos Jamaris, 213, Moema, zona sul, tel. 011/531-4900)
Ingressos: R$ 25 a R$ 70

Texto Anterior: Festival de 'chorões' lembra Pixinguinha
Próximo Texto: Morto, o belo ainda sobrevive
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.