São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

César Maia quer mostrar programa

Urbanização de favela deve ser 'atração'

WILSON TOSTA
DA SUCURSAL DO RIO

O Programa Favela-Bairro, projeto de urbanização de favelas da gestão César Maia, é um dos temas que o prefeito do Rio pretende destacar na sua participação na Habitat 2.
Transformar 85 favelas em bairros integrados ao Rio de Janeiro é o objetivo declarado do Favela-Bairro, orçado em US$ 201 milhões, 60% financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
A população total a ser beneficiada é estimada pela Prefeitura do Rio em 316 mil pessoas.
A duração prevista é de quatro anos. Na primeira etapa, já começaram obras em 16 áreas.
Na área da Ladeira dos Funcionários/Parque São Sebastião, no Caju, zona norte, 50% do trabalho já está pronto.
As obras incluem instalação de redes de água e esgoto, abertura de ruas e pequenas praças, construção de creches e centros de lazer e esportes, reflorestamento de encostas.
Depois, são implantados alguns trabalhos sociais, em parceria com a iniciativa privada.
Segundo Maria Lúcia Petersen, gerente do programa, houve quatro critérios para escolha da comunidade: estar cadastrada pelo Iplan-Rio, ter de 500 a 2.500 domicílios, ter carência econômica e algum nível de intervenção anterior do poder público, para evitar a desconfiança dos moradores.
A segunda etapa do Favela-Bairro está em fase de projeto. A terceira e quarta etapas começarão, respectivamente, em agosto de 96 e julho de 97.
Um dos maiores críticos do programa, o líder do PT na Câmara, Chico Alencar, diz que ele, entre outros problemas, não ataca a questão fundiária, envolve pouco as comunidades atingidas e não atinge globalmente as favelas, restringindo-se à rua principal de cada comunidade e seu entorno.

Texto Anterior: Entenda a Habitat
Próximo Texto: TST suspende reajuste para motoristas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.