São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Estou com diarréia há 1 mês"

DA SUCURSAL DO RIO

Internos da clínica Santa Genoveva reclamaram ontem das condições de higiene e de assistência médica da clínica.
"Estou com diarréia há mais de um mês. Já perdi uns quatro quilos", contou o paciente Pedro Bento Adão, portador de hérnia umbilical, internado há um ano.
Parentes que foram à clínica no horário de visita se queixaram das condições de atendimento.
"É só começar a chegar perto do prédio que o cheiro de urina é insuportável", disse Maria Isabel, que se recusou a dar sobrenome.
Sua irmã, Maria de Lourdes Gonçalves, 76, também foi contaminada pela mesma bactéria que causou pelo menos 13 mortes.
"Ela ficou oito dias no soro. Suas duas outras companheiras de quarto sumiram. Me disseram que uma morreu e que a outra foi transferida de enfermaria."
Segundos funcionários que pediram para não ser identificados, a maior parte dos internos vem de famílias de baixa renda. Metade deles não tem parentes e os que têm não recebem visitas regulares.
Aparecida Santos, 56, foi ontem visitar seu tio Narciso Santos, 93, contaminado pela bactéria. "Ele está com diarréia desde o dia 16, mas agora está melhor. O problema é que lá é uma sujeira danada."
A clínica tem capacidade para 360 pacientes e é especializada em idosos e demais pessoas doentes em estágio terminal. Atualmente, segundo comissão de deputados que visitou ontem a clínica, 302 pessoas estão internadas.

Texto Anterior: Infecção mata pelo menos 13 idosos
Próximo Texto: Desabamento já matou 30
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.