São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jatene quer fechar cerco sobre o fumo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Adib Jatene (Saúde) quer intensificar o cerco aos fumantes. Ele pretende transformar em projetos de lei as recomendações do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
O Inca recomenda a proibição do uso de aditivos nos cigarros -como amônia e outras substâncias- e a redução do teor de alcatrão nos cigarros brasileiros.
O teor de amônia de cinco marcas comercializadas no Brasil foi considerado alto em uma análise técnica encomendada ao laboratório canadense Labsat.
O diretor do Inca, Marcos Moraes, disse que está em estudos o impacto que isso poderá causar na indústria do fumo. Concluídos os estudos, os projetos serão encaminhados ao Congresso.
O cerco do ministro Jatene aos tabagistas foi anunciado ontem, durante cerimônia de comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Foram homenageados o prefeito Paulo Maluf (PPB), parlamentares e empresários, além de formadores de opinião que contribuíram para a campanha de esclarecimento sobre os males do fumo.
O deputado Elias Murad (PSDB-MG) afirmou que o Congresso deve instalar na próxima semana uma CPI para investigar se há tabaco supernicotinado e com alto teor de amônia no Brasil.

Texto Anterior: Dupla invade carro e faz professora refém
Próximo Texto: Wilheim quer nova ação estatal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.