São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito português considera trânsito da Turquia divertido

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL

Uma pessoa com bom humor chega a suspeitar que Istambul foi escolhida para sediar a Habitat 2, "em homenagem" ao trânsito da cidade.
"Pior do que em Lisboa, só em Istambul. Por isso nos divertimos tanto aqui", diz João Soares, prefeito de Lisboa.
"Para nós, o trânsito nessa cidade é um consolo. Nunca vi nada igual", diz César Maia, prefeito do Rio. Em tempo: um projeto de Maia, o Rio Cidade, é considerado responsável pelos maiores engarrafamentos da história da cidade.
Táxis, ônibus e carros particulares disputam espaço na base da buzina. Carros avançam o sinal vermelho diante de guardas. Os ônibus param em qualquer lugar, sem respeitar os pontos.
O prefeito de Istambul, Tayyip Erdogan, disse à Folha que o trânsito é o maior problema da sua cidade. Segundo ele, mais de 10% do orçamento municipal de 1996 irá para os transportes.
Em 1995, a Turquia registrou 213.634 acidentes graves. Desses, 194.623 foram nas cidades e 19.117, nas rodovias. O total de mortos nos acidentes foi de 5.821, segundo dados oficiais divulgados anteontem.
(MSy)

Texto Anterior: Wilheim quer nova ação estatal
Próximo Texto: Casa nasceu como pensão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.