São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte pode fechar Arquivo do Estado

Reunião hoje define situação

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Arquivo do Estado pode perder hoje todos os seus funcionários. Para enfrentar o corte de 50% na verba de pessoal determinado pela Secretaria de Estado da Cultura, os funcionários decidiram que, se sair um, saem todos.
Essa decisão será levada hoje às 9h ao secretário da Cultura, Marcos Mendonça. O porta-voz dos funcionários será o próprio diretor do Arquivo, Nilo Odália.
"Em reunião com o secretário, eu disse que não poderia cortar sem falar com os funcionários. A resposta foi essa", disse Odália.
Mendonça nega que tenha determinado os cortes. "O Arquivo vai mudar. Durante o processo, quero mantê-lo aberto. Mas com as atividades em menor ritmo", disse o secretário. Segundo ele, a reunião com Odália teria sido para montar o plano de mudança.
O Arquivo, com mais de 1 milhão de documentos históricos (incluindo os arquivos do extinto Deops), está deixando o prédio que ocupa, deteriorado, e vai para uma nova sede, próxima à estação Carandiru do metrô.
Desde o início do governo Covas, cortes de verba reduziram o pessoal de 80 a 31 funcionários, com contrato temporário e salário máximo de R$ 700 -um total mensal de R$ 17 mil. É irrisório para uma instituição com tal importância", diz Odália.

Texto Anterior: Curtas e teatro são as "escolas"
Próximo Texto: Oswaldo Goeldi desprezou euforia nacionalista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.