São Paulo, sábado, 1 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB se mobiliza para preservar cargos

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PMDB se mobilizou para conservar no partido a direção geral do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) e a Secretaria Especial de Políticas Regionais.
O diretor-geral do DNER, Raymundo Tarcísio Delgado, e o secretário de Políticas Regionais, Cícero Lucena, deixaram os cargos para cumprir o prazo legal (domingo) de desincompatibilização.
Ambos são pré-candidatos, respectivamente, às prefeituras de Juiz de Fora e de João Pessoa.
Delgado conta com o apoio do ex-presidente Itamar Franco. Como parte do acordo, seu substituto -o ex-presidente da Eletrobrás Maurício Borges- é indicação do próprio Itamar e do deputado Newton Cardoso (PMDB-MG).
O ato de nomeação já foi divulgado ontem pelo Palácio do Planalto.
Disputa
Cícero pediu demissão ontem para se candidatar à Prefeitura de João Pessoa (PB).
Em Genebra, o presidente Fernando Henrique Cardoso informou que seu auxiliar havia lhe telefonado "na hora do almoço para avisar" que deixaria o cargo. FHC não anunciou o substituto.
A saída de Cícero desencadeou uma luta no PMDB nordestino para obter a secretaria.
Os senadores Ronaldo Cunha Lima e Humberto Lucena, ambos do PMDB paraibano, já solicitaram ao ministro para Coordenação de Assuntos Políticos, Luiz Carlos Santos, que o cargo permaneça com esta bancada.
O presidente do PMDB, Paes de Andrade (CE), quer a vaga para o ex-senador Mauro Benevides.
O deputado João Henrique (PMDB-PI) também se candidatou a substituir Cícero Lucena. Segundo a Folha apurou, ele deve ser o contemplado.
A secretaria tem somente R$ 17 milhões em recursos orçamentários para programas emergenciais de combate à seca ou a enchentes (situações de calamidade).
Os parlamentares disputam o órgão por causa de R$ 1 bilhão da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e Sudam (Superintendência de Desenvolvimento do Amazonas).

Outras saídas
Também já pediram demissão para disputar as eleições: Luiz Paulo Velloso Lucas (Secretaria de Acompanhamento Econômico) e Antônio Imbassahy (Eletrobrás).
Para substituir Imbassahy foi escolhido Firmino Ferreira Sampaio. O lugar de Velloso Lucas foi ocupado por Bolivar Moura Rocha, ex-chefe de gabinete do ministro da Fazenda, Pedro Malan.

Texto Anterior: Erundina promete criar banco popular
Próximo Texto: Stephanes desiste de concorrer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.