São Paulo, sábado, 1 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chacinas deixam 9 mortos em SP e Rio

DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DO RIO

Nove pessoas -quatro em São Paulo e cinco no Rio de Janeiro- foram assassinadas ontem em chacinas ocorridas nas duas maiores cidades do país.
Em São Paulo, dois homens e duas mulheres foram mortos em um bairro da zona sul da cidade, na 22ª chacina registrada este ano na região metropolitana.
A chacina ocorreu às 22h30 na rua Yoshimara Minamoto, na favela do Jardim Fim-de-Semana (zona sul). Até as 18h30 de ontem, a polícia havia identificado três das quatro vítimas do crime.
Edson dos Santos, 22, tinha duas perfurações de bala na cabeça. Também havia duas perfurações nas cabeças de Geane Pereira Lima, 23, e Edina Muniz de Miranda, 27. A quarta vítima, conhecida como Edson, recebeu quatro tiros no pescoço e na cabeça.
Os corpos foram achados em uma casa de alvenaria, deitados de bruços. Segundo a Divisão de Homicídios, os vizinhos ouviram alguém bater na porta, e um homem dizer: "É a polícia, abra a porta".
Os vizinhos também ouviram a porta abrir e, poucos depois, os tiros. Ninguém teria visto os assassinos ou como eles fugiram.
Rio
No Rio, um grupo armado invadiu na madrugada de ontem a favela Vila Catiri, em Bangu (zona oeste) e matou cinco pessoas -entre elas um menor.
A polícia acredita que os mortos estivessem envolvidos com o tráfico de drogas. Vizinhos desmentem a versão e acusam policiais de serem os responsáveis pela chacina.
Moradores contaram que policiais costumam invadir a favela e matar pessoas, durante operações de repressão ao tráfico.
Foi a segunda chacina esta semana no Rio. Na terça-feira, dez homens invadiram um bar na zona norte e mataram quatro pessoas.
Aumento
Segundo a Coordenadoria de Chacinas do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o saldo registrado nos cinco primeiros meses deste ano na Grande São Paulo já é de 83 mortes. Seis sobreviveram.
As chacinas ocorridas este ano superam as registradas no mesmo período do ano passado, em número de ocorrências e de mortos.
Em todo o ano passado, 167 pessoas foram assassinadas em 49 ocorrências do gênero na região metropolitana. Na capital, foram 98 vítimas em 30 chacinas. Na Grande São Paulo, respectivamente, 69 e 19.
O Rio de Janeiro não faz nenhum acompanhamento específico sobre o assunto. Os casos são registrados como homicídios comuns.

Texto Anterior: Começa hoje em SP a Operação Inverno; Caminhão entalado prejudica trânsito; Governo paga seguro de vida para policiais; Tiroteio mata duas pessoas em Jacareí
Próximo Texto: Polícia prende funcionário e PM acusados de matar travesti
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.