São Paulo, sábado, 1 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Charles Brown e Los Lobos são as atrações de hoje no Palace

Brasileiros da Lancaster Blues Band são incógnita

DA REPORTAGEM LOCAL

A noite de hoje promete ser a mais apimentada da terceira edição do festival Nescafé & Blues. Charles Brown, Los Lobos e Lancaster Blues Band são as atrações.
Só o fato de ter nascido no Texas -estado natal de Stevie Ray Vaughan, Albert Collins e T-Bone Walker- já garantiria a Brown, 73, precedentes para sair espalhando um tempero picante sobre a tradição musical negra e norte-americana. Mas ele vai além.
Com seu piano blueseiro, criou um estilo único, que influenciou e influencia gente como Ray Charles e Johnnie Johnson.
Em uma carreira de vitórias, Brown só tem uma derrota para lamentar. Nos anos 40 e 50, seu trio, The Three Blazers, perdia em fama para outro trio da época.
Foi uma época feliz na música mundial. Os ouvidos eram disputados pelo trio de Brown e por aquele liderado por Nat King Cole.
Molho latino
Um tanto deslocados em um festival de blues, o grupo Los Lobos chega ao Brasil assumindo de vez a sua identidade mexicana.
A banda foi montada no início dos 80 e ganhou prestígio como um bom grupo de rockabilly, no vagalhão revivalista que tirou das sombras The Blasters e Stray Cats.
Em 1987, após regravar "La Bamba", perceberam que concessões à ascendência mexicana poderiam render muitos dólares.
Seguiram-se trabalhos em que a fusão de ritmos latinos com a música americana passou a ser a tônica. Exemplos são "La Pista y el Corazón" (1988) e "Kiko" (1992).
Usando instrumentos típicos como o guitarrón -similar ao violão, mas com uma caixa de ressonância bem maior- e o acordeão, o grupo gravou "Colossal Head", seu trabalho mais recente e que fornece a base do repertório que será apresentado hoje no Palace.
Incógnita
Pouco conhecido nos meios blueseiros, a banda paulistana Lancaster Blues Band é a grande interrogação da noite.
Seu líder, Lancaster, perambulou pelas casas de blues de Los Angeles. Os endereços mais indicados seriam Chicago ou Memphis, mas, tudo bem, há blues na Califórnia.
O público pode ficar tranquilo quanto ao repertório. Será formado por clássicos de Buddy Guy, B.B. King e Albert Collins. Resta saber se a banda tem competência para executá-lo. Tomara que sim.

Festival: Nescafé & Blues
Quando: hoje, às 21h
Onde: Palace (av. dos Jamaris, 213, Moema, zona sul, tel. 011/531-4900)
Ingressos: R$ 25 a R$ 70

Texto Anterior: Guitarrista americano de jazz Jim Hall estréia como "chorão"
Próximo Texto: Cine Ceará premia produção baiana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.