São Paulo, sábado, 1 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo indica sinais de vício em usuários da Internet

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Navegar pela Internet, a maior rede de computadores do mundo, pode viciar, segundo pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Stanford (EUA).
"Se alguém diz que está perdendo o controle sobre o uso da Internet, eu recomendaria uma visita a um terapeuta ou psicólogo", disse Bob Matano, diretor do Centro de Tratamento de Álcool e Drogas da universidade.
Segundo ele, programas semelhantes aos existentes para dependentes de álcool e sexo poderiam ser adaptados para os usuários.
O pesquisador cita alguns dos sintomas do vício na Internet: aumento do isolamento social, tiques no dedo que ativa o mouse, visão turva e queixas da família.
O Manual para o Diagnóstico e Estatística de Desordens Mentais dos EUA inclui o uso abusivo do videogame na categoria de dependência psicológica.
Uma pesquisa da Universidade Estadual de Nova York com 185 pessoas mostrou que 17% delas gastavam mais de 40 horas por semana no computador -ou 20 horas, em média.
Cerca de 87% delas disseram passar mais de três horas contínuas navegando pela Internet. Outras 30% disseram ter tentado parar com o "vício", mas não conseguiram. A pesquisa também revelou que funcionários de empresas chegam a gastar mais de sete horas por semana navegando pela rede.

Texto Anterior: Garota é punida com 'cegueira' nos EUA
Próximo Texto: Quatro terroristas são decapitados na Arábia; Protesto faz Elizabeth cancelar visita a Gales; Governo de Prodi é aprovado na Itália; Massacre de Dunblane pode ter sido tramado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.