São Paulo, sábado, 1 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peres recebe apoio e diz que continua atuando pela paz

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro Shimon Peres, 72, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1994, derrotado nas eleições de quarta-feira, disse que, a partir de agora, vai se dedicar a defender o processo de paz no Oriente Médio.
"Onde quer que eu esteja, continuarei trabalhando pela paz", disse. Para o premiê, a eleição israelense não foi "entre partidos políticos, mas entre caminhos diferentes".
Ele recebeu várias mensagens de apoio, entre elas de Bill Clinton, por telefone. O presidente Jacques Chirac, da França, disse lamentar que Peres não vá concluir o processo de paz. O secretário-geral da ONU, o egípcio Boutros Boutros-Ghali, também enviou telegramas aos dois candidatos. Segundo uma porta-voz, a nota para Netanyahu o cumprimentou pela vitória. "A mensagem para Peres é uma mensagem de amizade."
Leah
Leah Rabin, viúva do antecessor de Peres, Yitzhak Rabin, enfrentou manifestações, ontem. Na véspera, ela dissera que a vitória do Likud a faria emigrar.
Ontem, dezenas de jovens de direita ironizaram a declaração. Durante a festa em frente à casa de Netanyahu, um deles exibia caixa com pedido de "contribuições para a viagem de Leah". "Vá embora, Leah", gritavam.
No enterro de Rabin, em novembro do ano passado, Leah se recusou a cumprimentar Netanyahu. Para ela, o resultado significa "a vitória do assassino".

Texto Anterior: Novo premiê é o mais jovem da história de Israel
Próximo Texto: Resultado ameaça paz com árabes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.