São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Aluno relaciona equação à vida

DO ENVIADO ESPECIAL

A seguir, Antonio Vicente Garnica exemplifica seu método com equações de segundo grau.
*
Folha - Como ensinar equação de segundo grau, por exemplo?
Garnica - Primeiro, o aluno tem que entender o que significa o termo equação e o que significa ser de segundo grau. Então ele vai recorrer à vida dele, onde ele viu isso aí, se o jornal fala sobre equação, o que o dicionário diz. A equação que ele vê no dicionário tem a ver com a equação que ele aprende em matemática? A partir disso, ele sai do texto didático, tem suas compreensões e elabora texto próprio.
Folha - Então, no lugar de o aluno fazer contas, ele vai escrever um texto mais descritivo?
Garnica - A gente não quer que ele se desvincule totalmente das contas. Claro, ele precisa saber resolver uma equação. Mas ele vai colocar isso nos termos dele, com a linguagem dele. Ele vai construir um texto onde ele fala sobre os recursos que ele usa para resolver uma equação, como ele identifica equações, como ele identifica graus diferentes em equações.

Texto Anterior: Matemática pode ter várias interpretações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.