São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado terá aquecimento já a partir do 2º semestre

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

Há forte tendência de aquecimento nos próximos anos no setor de leasing (arrendamento). Esse processo começa no segundo semestre de 1996.
É o que afirma Rosana Zenezi Moreira, em sua dissertação de mestrado em administração "Cenários para o Mercado de Leasing no Brasil pós-Plano Real - Decênio: 1996-2005".
Sérgio Roberto Porto de Almeida, especialista em cenários, foi o professor orientador da dissertação, defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Rosana constatou na pesquisa, junto a dirigentes financeiros, que existe expectativa de especialização do mercado de arrendamento (locação com opção de compra). Dos entrevistados, 90,91% acreditam que haverá essa tendência.
Os dirigentes (54,55%) do mercado de leasing pesquisados acreditam, também, que empresas menores poderão começar a operar com leasing até o ano 2005.
Os entrevistados consideraram pouco provável (45,46%) que o setor estatal tenha chances de fomentar operações de longo prazo, por causa de burocratização, lentidão e dificuldades administrativas.
Há unanimidade entre os dirigentes financeiros consultados com relação à expectativa de aumento do fluxo de dinheiro estrangeiro para o Brasil.
Rosana considerou como cenário mais provável o de que grandes fabricantes terão suas próprias empresas de arrendamento mercantil. O número de empresas aumentará, com tendência de especialização.
Segundo a pesquisa, o setor de leasing sofrerá alterações e será sofisticado e exigente. O potencial de crescimento do leasing empresarial e de pessoa física será grande. O Plano Real dará certo, favorecendo o arrendamento mercantil, aponta Rosana como cenário mais provável.

Texto Anterior: Maio: a crise do governo
Próximo Texto: Atacadista dos EUA desiste do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.