São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996 |
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Atacadista dos EUA desiste do Brasil
FÁTIMA FERNANDES
A empresa, dona de um faturamento anual de US$ 18 bilhões, estudava montar no Brasil lojas similares aos Sam's Club da concorrente Wal-Mart para atender os pequenos varejistas. A Price Costco chegou até a abrir um escritório em São Paulo em dezembro do ano passado. Na semana passada, porém, decidiu desativá-lo. "A Ásia oferece neste momento melhores oportunidades de investimentos", disse à Folha, por telefone, de Seattle (Washington), Franz Lazarus, vice-presidente executivo da Price Costco. Ele conta que a empresa decidiu não mais investir no país quando começou a tomar conhecimento dos preços dos terrenos. "Custam o dobro do que nos Estados Unidos. Assim, achamos que não era oportuno, ao menos neste momento, entrar no Brasil." A Price Costco tem 200 lojas para abastecer os pequenos varejistas. Cerca de 60% dos produtos que comercializa são alimentos. A empresa também tem lojas no Canadá, México, Inglaterra, Escócia, Coréia e Taiwan. Lazarus diz que as notícias de que a Wal-Mart não estaria tão satisfeita com as vendas, sobretudo dos Sam's Club, não pesaram na decisão da empresa. A Folha apurou junto aos fornecedores da Wal-Mart e aos especialistas de varejo que a Price Costco não gostou do que soube sobre os resultados da concorrente norte-americana. Fornecedores de alimentos da Wal-Mart, que preferem não ser identificados, informam que a cadeia norte-americana reduziu cerca de 19% as compras de produtos para os Sam's Clube nos últimos dois meses. A fase agressiva de compras para as duas lojas da rede, inauguradas no final de 95, informam eles, também acabou. Neste caso, a queda nas encomendas das indústrias chega a 40%. Texto Anterior: Mercado terá aquecimento já a partir do 2º semestre Próximo Texto: Tempo de decidir Índice |
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