São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996 |
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F-1 quer usar publicidade 'virtual' na TV
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Graças à tecnologia digital, será possível alterá-las apenas com um apertar de botões durante a própria transmissão. O recurso, que já está sendo chamado de "publicidade virtual", não é novo. Foi criado há cerca de seis anos, e várias emissoras, inclusive a Globo, no Brasil, estudam utilizá-lo. A Foca TV, que controla as imagens da F-1, planeja implantar o sistema assim que forem resolvidas as questões legais. E, no lugar de cobrar determinado anúncio por duas horas de prova, poderá fracionar o negócio por minutos ou por número de voltas. Ou seja, cobrar mais caro e de um maior número de anunciantes. Algo parecido, mas em menor escala, acontece em grande estádios de futebol e ginásios da NBA, a liga norte-americana de basquete, onde já existem essas placas. O novo sistema, porém, garante tempo de exposição ao anunciante, pois a inserção acontece na imagem. Quando a câmera contempla a placa, o computador a "lê" e determina se a mantém ou a troca por outra. Ou seja, evita que a exposição seja regrada pelo movimento aleatório das câmeras. Tantas possibilidades irão aumentar os contratos de publicidade com a Foca, a associação dos construtores da F-1. Isso explica a sede dos dirigentes em querer aumentar o número de GPs para 18 a partir de 1997. Um negócio da China, que deverá extrapolar a F-1 rapidamente e alargar os horizontes comerciais de toda e qualquer transmissão esportiva do planeta. Texto Anterior: Em Jaú Próximo Texto: Schumacher vê vitória da estratégia na Espanha Índice |
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