São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

F-1 quer usar publicidade 'virtual' na TV

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

Em poucos anos, o telespectador da F-1 não poderá usar mais como referência, para acompanhar melhor o andamento de uma corrida, as placas de publicidade estática dos autódromos.
Graças à tecnologia digital, será possível alterá-las apenas com um apertar de botões durante a própria transmissão.
O recurso, que já está sendo chamado de "publicidade virtual", não é novo. Foi criado há cerca de seis anos, e várias emissoras, inclusive a Globo, no Brasil, estudam utilizá-lo.
A Foca TV, que controla as imagens da F-1, planeja implantar o sistema assim que forem resolvidas as questões legais.
E, no lugar de cobrar determinado anúncio por duas horas de prova, poderá fracionar o negócio por minutos ou por número de voltas.
Ou seja, cobrar mais caro e de um maior número de anunciantes.
Algo parecido, mas em menor escala, acontece em grande estádios de futebol e ginásios da NBA, a liga norte-americana de basquete, onde já existem essas placas.
O novo sistema, porém, garante tempo de exposição ao anunciante, pois a inserção acontece na imagem. Quando a câmera contempla a placa, o computador a "lê" e determina se a mantém ou a troca por outra.
Ou seja, evita que a exposição seja regrada pelo movimento aleatório das câmeras.
Tantas possibilidades irão aumentar os contratos de publicidade com a Foca, a associação dos construtores da F-1.
Isso explica a sede dos dirigentes em querer aumentar o número de GPs para 18 a partir de 1997.
Um negócio da China, que deverá extrapolar a F-1 rapidamente e alargar os horizontes comerciais de toda e qualquer transmissão esportiva do planeta.

Texto Anterior: Em Jaú
Próximo Texto: Schumacher vê vitória da estratégia na Espanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.