São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Central faz cadastro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central está organizando um banco de dados com os registro de todas as dívidas atuais das empresas. Ele será colocado à disposição dos bancos.
Os bancos poderão saber a situação de cada empresa antes de conceder novos empréstimos.
O novo serviço permitirá que as instituições financeiras identifiquem empresas que já estão com muitos empréstimos e que poderão ter dificuldades para pagar novos financiamentos.
Os dados serão divulgados por meio do Sisbacen (sistema de informática do BC). O governo prevê que o serviço comece a funcionar em duas ou três semanas.
As instituições financeiras terão acesso gratuito às informações, que serão renovadas periodicamente. Com isso, quem pagar em dia o que deve terá seu nome excluído do cadastro; quem não pagar, terá o nome incluído.
Pessoas físicas
A Associação Comercial de São Paulo também estuda adotar um sistema semelhante, com informações dos empréstimos e dívidas das pessoas físicas.
Isso evitaria que lojas vendessem a clientes que não pagam em dia.
Nesse caso, as informações seriam incluídas no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que hoje é usado pela maioria dos comerciantes do país.

Texto Anterior: Poucas micro renegociam suas dívidas
Próximo Texto: IPI já tem prazo menor para empresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.