São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Suzuki DR 650 vence bem trânsito e trilhas

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O modelo com motor de 650 centímetros cúbicos da família DR nasceu no início dos anos 90 para reforçar o time da casa da Suzuki e ser a irmã mais forte da 350cc. Desde então, muito pouca coisa havia mudado nela.
Para a temporada 96, os engenheiros da Suzuki "enxugaram" a moto em exatos 15 quilos, o que a tornou de cara muito mais fácil de manobrar em qualquer terreno. Equipada com os pneus originais, é uma estradeira perfeita.
Para perder todo esse peso, o regime começou pelo tanque, cuja capacidade foi de 17 para 13 litros, o que afinou bastante o perfil da moto -e reduziu sua autonomia.
O bagageiro foi retirado, o pára-lamas foi encurtado, a ponteira de escape foi redesenhada, a posição do radiador de óleo foi alterada, os piscas dianteiros foram rearranjados no guidão -enfim, é praticamente uma nova moto.
É melhor do que o modelo anterior porque a estrutura passou por essa radical renovação, mas o motor continua o mesmo, com potência máxima de 45 cavalos.
Com o mesmo motor e menos peso, sua performance foi otimizada. Sua velocidade final passou de 155 km/h para 160 km/h, mais uma característica interessante na hora de usar a moto na estrada.
Para colocar em movimento o grande motor monocilíndrico, a partida elétrica é plenamente confiável. Só pode ser acionada com a embreagem puxada, mesmo em ponto morto, e com o pedal de descanso recolhido.
Uma das características mais confortáveis dessa moto é a suavidade de suas respostas às solicitações do piloto. Sua aceleração é firme e progressiva, plenamente confiável nas ultrapassagens.
O bom conjunto de suspensões também responde com muita eficiência. Os freios garantem paradas seguras e sem travamentos, na terra ou areia. Para andar na terra, é melhor trocar os pneus: os originais não "agarram".

Texto Anterior: Citroën ZX Paris é ágil no trânsito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.