São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Os sem-Serra; Reais culpados; Saída anunciada; Para cobrar em 98; Pior é o segundo; Certidão de nascimento; Um troco tardio; Mirando no alvo; De fininho; Retratos do Brasil 1; Retratos do Brasil 2; Pefelista romântico; Mineiros; Sentença; Tentativa e erro; Virando regra; Empório eleitoral; TIROTEIO

DE FININHO

Os sem-Serra
Auxiliares de Serra fizeram festa de despedida para o chefe na sexta à noite, no próprio ministério. Assumindo o papel de candidato, o tucano aproveitou para pedir os votos dos familiares paulistanos dos funcionários.

Reais culpados
Um grupo soube antes que Serra seria candidato: os funcionários que dão manutenção no Planejamento. Como agora, nas três últimas vezes que reformaram o 7º andar, o do ministro, o titular da pasta deixou o cargo.

Saída anunciada
Segundo de Serra no Planejamento, Andrea Calabi diz, via assessoria, que fica no cargo até quando Kandir precisar. O secretário perdeu a promoção, mas não perdeu a elegância.

Para cobrar em 98
Serra tem pronta resposta a quem diz que ele não esquentará cadeira se eleito prefeito: o exemplo Pimenta da Veiga, que largou seu posto em Belo Horizonte e foi derrotado, em 90, na eleição para o governo estadual.

Pior é o segundo
Erundina (PT) está preocupada com a entrada de Serra (PSDB) na eleição paulistana. Auxiliares da petista acham que o primeiro turno pode não ser tão tranquilo quanto pensavam.

Certidão de nascimento
Pitta se prepara para responder ao argumento de que Serra é paulistano de nascimento. Além dele, não nasceram na cidade os ex-prefeitos Jânio, Faria Lima, Prestes Maia e Adhemar. Esqueceram de Luiza Erundina.

Um troco tardio
O presidente do PTB, Andrade Vieira, deve propor na terça que o partido apresente candidato próprio sempre que puder. Se faz de surdo ao apelo de FHC para que apóie os tucanos.

Mirando no alvo
Para um cacique tucano, Erundina tem uma crítica articulada ao real. A candidata petista em São Paulo diz que "o plano é bom para quem está dentro e ruim para quem está fora".

O IBGE estima que de um milhão a dois milhões de brasileiros deixaram o país entre 80 e 91 e não voltaram. Corresponde ao número de pessoas que "faltavam" no último censo. A maioria tem de 20 a 34 anos.

Retratos do Brasil 1
Por causa da migração da população mais jovem para outras plagas, a Paraíba é o Estado onde as pessoas com mais de 65 anos têm maior participação relativa no total da população: 6,65%.

Retratos do Brasil 2
A população brasileira está envelhecendo, e o fenômeno parece ser mais rápido no Rio. A idade média do fluminense é a mais alta do país: 26 anos, contra 21,7 da média nacional. Em 80, essas médias eram 22,9 e 19,2 anos.

Pefelista romântico

Mineiros
O governador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) fechou com o nome de seu secretário Amílcar Martins para representar o PSDB na eleição em Belo Horizonte. A bancada federal preferia o deputado Aécio Neves.

Sentença
No parecer sobre as contas do governo, o TCU recomenda a adoção de um programa de renda mínima, financiado com imposto sobre fortunas e lucros financeiros. Suplicy (PT) adorou.

Tentativa e erro
Em carta a Kandir, Medeiros (Força Sindical) sugere a adoção de um plano de emergência para as "vítimas da estabilização". Serra, há tempos, deixou sem retorno a mesma sugestão.

Virando regra
Desde que assumiu a presidência, Zequinha Sarney convocou cinco reuniões da Comissão de Orçamento para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Todas caíram por falta de quórum. A LDO deve atrasar. De novo.

Empório eleitoral
A venda de produtos eleitorais pela Internet já começou. A pioneira é a Makplan. Endereço: http://www.makplan.com.br.

TIROTEIO
- Xô, Satanás!

Próximo Texto: Cacoete de político
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.