São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação inverno 96

ANTÔNIO GERASSI NETO

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente tem inúmeras responsabilidades, como a elaboração e aperfeiçoamento das ações de proteção ao meio ambiente.
Confere ao trato da coisa pública na área ambiental a maior firmeza possível, considerando como meta o compromisso com o monitoramento da qualidade de vida do povo. Exemplo disso é o recém-criado Programa Operativo de Controle de Poluição do Sistema de Transportes de São paulo, integrando as políticas institucionais.
A questão dos transportes transformou a população, no seu cotidiano, em sua maior vítima. Circulam na região metropolitana de São Paulo cerca de 5 milhões de veículos. As más condições climáticas nos próximos meses são prenúncios de elevação da concentração dos chamados "gases poluidores", diante da dificuldade em se dispersarem na atmosfera.
A operação inverno e o rodízio são implantados em caráter preventivo, pois se pretende evitar que ocorram os "episódios críticos" (elevadas concentrações de agentes poluidores na atmosfera), restringindo a circulação dos veículos leves, particulares e oficiais, em função dos finais das placas.
Em agosto do ano passado, o rodízio contou com a adesão espontânea média de cerca de 40% da população motorizada. A Cetesb constatou, por exemplo, que no primeiro dia de operação a região da avenida Paulista teve um índice de 61,5% de adesão, contra 23,7% na região do aeroporto de Congonhas. Foi uma das primeiras parcerias onde governo e população, mesmo sem articulação, puderam colher um resultado animador!
A participação da comunidade no rodízio que se pretende implementar é fundamental. Uma vez aprovado pela Assembléia Legislativa, o governo estará apto para desempenhar o seu papel.

Texto Anterior: Estudo acha agrotóxicos no leite de 42 mães
Próximo Texto: Acidente mata cinco na Régis Bittencourt; PF prende acusados de assaltar carros-fortes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.