São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mutuário pode ter desconto ao quitar dívidas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Redução do saldo devedor seria de 50%

Os mutuários da CEF (Caixa Econômica Federal) podem ser beneficiados ainda neste ano com uma redução de até 50% sobre o saldo devedor do seu financiamento do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).
Esse desconto deverá beneficiar somente os mutuários que assinaram contrato até 1990 e quiserem quitar antecipadamente seu financiamento.
Para isso, o presidente da CEF, Sérgio Cutolo, quer enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional.
Os estudos da CEF, divulgados ontem pelo jornal "O Globo", foram confirmados pelo diretor Valdery Frota de Albuquerque.
Segundo ele, essa medida virá junto com outras ainda em discussão com o Ministério da Fazenda.
A redução do saldo devedor como forma de incentivar a quitação antecipada dos financiamentos já foi adotada antes para os contratos assinados até 1986. O mutuário terá ainda outra opção para quitar seu imóvel: multiplicar o valor atual da prestação pelo número de meses que ainda falta pagar.
Nesse caso, a prestação seria corrigida por uma projeção do índice previsto no contrato.
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderá ser usado na quitação antecipada do financiamento. Com isso, a CEF espera incentivar seus mutuários e facilitar o pagamento da dívida.
Se a lei for aprovada, o mutuário poderá optar por pagar com base no desconto direto sobre o saldo devedor ou pelo número de prestações multiplicado pelas parcelas restantes. O valor será diferente em cada situação.

Texto Anterior: Os argumentos pró-Real
Próximo Texto: Dissidência insiste em eleição paralela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.