São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
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De US$ 50 a US$ 14 bilhões

MARCELO CHERTO

Acabo de passar uma semana nos EUA, visitando uma série de empresas franqueadoras.
Uma delas foi o grupo Carlson, que, entre muitos negócios, como os hotéis Radisson, os navios de cruzeiro Radisson e as agências de viagem Carlson/Wagonlit (mais de 4.000 agências espalhadas pelo mundo todo), também controla três empresas franqueadoras: a TGI Friday's, a rede de restaurantes Country Kitchen e a rede de hotéis de três estrelas Country Inn & Suites.
O grupo foi fundado há 58 anos por um rapaz de origem sueca, que, para iniciá-lo, pediu emprestados US$ 50.
Para se ter uma idéia do quanto esse cara foi longe, no ano passado, o grupo faturou nada menos do que US$ 14 bilhões. E olhe que eles só atuam no ramo de serviços. Não fabricam um único produto.
A estrutura ainda é bastante familiar. Nosso anfitrião foi Curtis Nelson, neto do fundador do grupo, que ocupa o cargo de presidente da divisão de hospitalidade, que congrega as três redes de franquias.
E que, segundo fui informado, está sendo preparado para assumir o lugar do avô. O qual, aliás, ainda está em plena atividade, aos 82 anos. Realmente, não existe poção geriátrica milagrosa mais eficaz do que o poder.
É claro, porém, que uma empresa familiar não chega a um faturamento de US$ 14 bilhões se não contar com profissionais de alto gabarito. E se não tiver uma verdadeira obsessão pela qualidade dos serviços que oferece ao cliente.
Os caras estão interessados em trazer suas franquias para o Brasil. A TGI Friday's, embora com um único restaurante em funcionamento em São Paulo, parece estar superando as expectativas.
O que os anima a acreditar no sucesso, por aqui, dos restaurantes Country Kitchen e dos Hotéis Country Inn. Tanto que vão até participar da Feira da ABF, daqui a alguns dias, em busca de um master-franqueado para cada um desses conceitos.

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