São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
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Pão de Açúcar erguerá shoppings no interior

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Pão de Açúcar está reservando quase US$ 100 milhões para construir três shopping centers no interior de São Paulo até o final de 1997.
O que está em fase mais adiantada de projeto é o empreendimento que começa a ser erguido no próximo semestre na rodovia Luiz de Queiróz, que liga Americana a Nova Odessa -região próxima de Campinas.
Na construção desse shopping, o Pão de Açúcar vai gastar cerca de US$ 50 milhões. Num terreno de 100 mil metros quadrados de área total, ele terá 32 mil metros quadrados.
Âncora
O Extra será âncora. O empreendimento está previsto para ter 160 lojas. "Estamos em negociação com grandes redes", diz Caio Mattar, diretor executivo.
Ele conta que o Pão de Açúcar contratou uma empresa para pesquisar o interior paulista e identificar as áreas de maior consumo.
"Constatamos que um shopping em Americana pode receber o público de 14 cidades, num raio de 50 quilômetros."
No centro, continua ele, estão as cidades de Americana e Santa Bárbara d'Oeste. Ao redor estão principalmente Nova Odessa, Sumaré, Limeira e Piracicaba.
"A população dessas cidades chega a 1,62 milhão pessoas. Observamos que a taxa de crescimento populacional da região é de 4% ao ano, enquanto a do Estado é de 2% ao ano. A a renda média mensal da região é de US$ 630."
A loja do Extra nesse shopping, diz Mattar, está prevista para faturar cerca de R$ 10 milhões por mês.
São Bernardo do Campo
O grupo Pão de Açúcar adquiriu na semana passada o terreno onde está localizada a indústria de móveis Lafer, em São Bernardo do Campo (SP).
O grupo, que também comprou o terreno ao lado da Lafer, vai instalar um shopping center no local -avenida Eduardo Ramos Esquivel.
"Agora temos em São Bernardo uma área de 83 mil metros quadrados", afirma Mattar. Esse shopping ainda não tem projeto definido.
O terceiro empreendimento será erguido em Campinas na avenida Rui Rodrigues, que fica entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes. "Também estamos definindo o tamanho desse shopping."
Mattar diz que a estratégia do grupo é investir em "tower center". Para ele, um hipermercado precisa estar acompanhado de lojas complementares para atrair o público.
"O nosso negócio principal é supermercado e hipermercado. Mas queremos oferecer mais opções de compra para os clientes em áreas nas quais não atuamos."
Os shoppings de São Bernardo e Campinas, diz ele, devem custar para a empresa de US$ 18 milhões a US$ 20 milhões no mínimo cada um.
Perfil
O grupo Pão de Açúcar faturou cerca de R$ 3,2 bilhões. As oito lojas do Extra participaram com 24% desse valor.

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