São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercados pequenos ampliam participação

DA REDAÇÃO

Os supermercados pequenos, de até quatro caixas e sem acesso à tecnologia de ponta dos hipermercados, estão ganhando participação nas vendas do setor, uma tendência que vem sendo registrada desde o Plano Real.
Pesquisa realizada pela consultoria Nielsen mostra que vários produtos estão sendo cada vez mais vendidos nos cerca de 40 mil estabelecimentos de pequeno porte espalhados pelo país.
Para Arthur Bernardo Neto, gerente de atendimento da Nielsen, a tendência está associada ao comportamento dos consumidores, consolidado com a estabilização dos preços nos últimos dois anos.
Bernardo percebe que, embora as compras mensais continuem sendo feitas em hipermercados, as quantidades médias compradas diminuíram.
A redução, segundo ele, se deve ao fato de que, com os preços sem grandes variações, não há mais necessidade de as famílias formarem estoques de produtos como forma de se protegerem contra a perda do poder aquisitivo da moeda.
Dessa maneira, é comum que algum produto acabe faltando durante o mês, e nesse caso o consumidor acaba recorrendo ao pequeno mercado perto de sua casa.
Além disso, raciocina Bernardo, é preciso se levar em conta que as camadas de menor renda -que ganharam poder aquisitivo com a redução da inflação- compram em estabelecimentos de pequeno porte porque não têm carro para ir aos maiores centros de compra.
E até os preços, avalia ele, estão competitivos.

Texto Anterior: Pão de Açúcar erguerá shoppings no interior
Próximo Texto: Retorno acertado; Cartão vermelho; Sucessor nomeado; Serviço expresso; Compra recomendada; Atrás de capital; Com alterações; Porta fechada; Sopa texana; Moda de inverno; Made in Taiwan; Mala chinesa; União de forças; Olho na concorrência; Na mesa; Valor recorde; Cinco estrelas; Fabricação caseira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.