São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O maior tubarão do mundo é um "fofo"

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

Apesar dos seus 12 ou até 18 metros de comprimento, o tubarão baleia (Rhincodon typus), o maior peixe oceânico, é um animal dócil. Essa criatura descomunal se alimenta principalmente de plâncton e peixinhos pequenos. É um peixe misterioso: raramente se aproxima da praia e prefere tomar sol em alto mar, procurando comida em áreas de águas mornas.
Dez anos atrás, os cientistas descobriram um lugar no mundo que funciona como ímã para tubarões baleia. Todos os anos, em março e abril, eles se reúnem nas proximidades do recife de Ningaloo, perto da costa ocidental da Austrália. São atraídos para lá pela desova anual nos corais existentes na região, que criam um "banquete" para eles.
A presença dos "monstros amigáveis" vem atraindo tantos turistas que o governo australiano proibiu os mergulhadores de tocá-los ou "cavalgar" sobre suas costas.

Texto Anterior: Destaque ao comércio
Próximo Texto: Por que os ouvidos 'estalam'?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.