São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que os ouvidos 'estalam'?

KATHY WOLLARD

Por que nossos ouvidos "estalam" dentro do avião ou em viagem de carro pelas montanhas?, pergunta Ian Wittman, 13, de Pleasantville, Nova York, EUA.
No sobe e desce de uma serra ou dentro do avião, é possível sentir que os ouvidos se encheram de alguma substância invisível, como se tivessem fechados. Os sons chegam distantes.
Mas também é possível não se notar diferença até, de repente, sentir um estalo nos ouvidos. Nessa hora, os sons em volta soam mais claros.
Que diferença faz para os ouvidos se a gente sobe ou desce? A resposta tem a ver com a pressão do ar. Os ouvidos reagem às ondas flutuantes no ar ("ondas sonoras") que batem contra os tímpanos e depois vão embora. Os ouvidos estalam quando a pressão normalmente exercida contra eles muda muito.
Quanto mais nos aproximamos da Terra, mais ar há sobre nossas cabeças. Assim, o máximo de ar nos pressiona quando estamos num terreno plano.
Mas, quando subimos, ar vai ficando ralo, até se esvair no vácuo do espaço, onde não existe ar. É por isso que a pressão do ar é menor no alto de uma serra ou num avião em grande altitude.
Apesar de a pressão dentro da cabine ser mantida em nível maior, quando o avião vai subindo a pressão do ar diminui. Com isso, o ar que já está dentro do ouvido médio começa a se espalhar. Parte dele pode escapar para o tubo de Eustáquio, que liga o ouvido ao nariz, podendo provocar a sensação de estalo.
Na descida do avião, a pressão volta a aumentar. O ar no ouvido médio é comprimido de volta a seu lugar. Deve entrar pelo nariz e passar pelo tubo de Eustáquio, preenchendo o espaço vazio. Mas, se o tubo estiver entupido de muco nasal -no caso de um resfriado, por exemplo-, o ar não passa. Então, o espaço vazio nos ouvidos é preenchido com fluidos, em vez de ar. Isso pode provocar uma sensação de entupimento.
Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: O maior tubarão do mundo é um "fofo"
Próximo Texto: Skank compõe "Sem-Terra" antes de massacre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.