São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IML divulga laudos de cinco pacientes

DA SUCURSAL DO RIO

Maria Nilza da Conceição, 60 anos presumíveis, e Altamiro Marques, 80, pacientes da Santa Genoveva, morreram de desnutrição e pneumonia.
O resultado do laudo do IML (Instituto Médico Legal) foi divulgado ontem. Os corpos haviam sido encontrados quinta-feira, no necrotério da clínica, e foram encaminhados para exames no IML.
Outro corpo encontrado no mesmo dia, o de Hugo Fernandes, 76, não pôde ser examinado por estar em adiantado estado de putrefação. O corpo de Fernandes estava no necrotério da própria clínica, mas fora da geladeira.
O IML divulgou ontem também o laudo cadavérico de três dos quatro pacientes da clínica que morreram durante o fim-de-semana. Carlos Viana, 70, morreu de parada cardiorrespiratória causada por acidente vascular encefálico hemorrágico (derrame).
Rosário Vitorino de Oliveira, 77, e Adelaide Ferreira Rebello, 84, apresentavam aumento da área cardíaca e por isso serão feitos exames patológicos complementares.
"Nenhuma das mortes pode ser atribuída a contaminação por bactérias, porque elas não causam derrame ou pneumonia. Como a maioria dos pacientes de lá é oriunda de hospitais públicos, a desnutrição pode ser anterior à internação na clínica", disse o diretor do IML, Abraham Lincoln.
O corpo de Farid Abdon, 82, que morreu domingo à tarde no Hospital Souza Aguiar -para onde havia sido transferido na sexta-feiraõ ainda não foi necropsiado. Até o final da tarde de ontem, ele ainda não havia sido transferido para o IML.
Estado grave
José Florêncio da Silva, 75, que havia sido transferido da Santa Genoveva para o Souza Aguiar na sexta-feira, está em estado grave.
Um boletim divulgado ontem pelo hospital informa que ele tem um quadro agudo de diarréia e desidratação.
Outro paciente da clínica foi transferido ontem para o Souza Aguiar. Braulino Pires Sobrinho, 58, também apresenta diarréia e desidratação. Até o final da tarde, seu estado físico ainda estava sendo avaliado pelos médicos do hospital.

Texto Anterior: Sindicato move ação
Próximo Texto: CRONOLOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.