São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tour mostra 'outro lado' de Istambul em 5 horas

MARIANA SCALZO
DO ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL

A propaganda colorida sugere: "Venha conhecer o outro lado de Istambul". Mas, atenção: não é um convite para ver show de dança do ventre ou alguma especialidade exótica da cidade.
O convite se destina aos estrangeiros que participam da Habitat 2 e desejam conhecer uma Istambul repleta de problemas urbanos- bem distante do centro da conferência, onde as ruas foram repavimentadas, muitas árvores, plantadas, e gatos, exterminados.
O tour, promovido por uma organização não-governamental (ONG) turca, demora cinco horas e custa US$ 30 por pessoa.
O passeio parte pelas ruas do centro, onde há excesso de veículos e poluição atmosférica.
O ônibus se dirige para Bahçesehie, uma pequena cidade-satélite na periferia ao sul de Istambul, construída de forma totalmente irregular, nas proximidades do lago Kuçukçekmece.
Enquanto o ônibus passa por casas simples, o guia explica que o assentamento está poluindo o lago, uma fonte de água importante para a cidade.
Ontem, apenas um ônibus com 20 turistas saiu para a visita aos assentamentos irregulares na periferia da cidade.
"No próximo domingo, em que não há muitas atividades no fórum das ONGs, acho que vai lotar", disse à Folha o idealizador do tour, o historiador Orhan Eser, 35.
(MS)

Texto Anterior: Pobres ameaçam democracias
Próximo Texto: Centro cria 'pacto social' anticrime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.