São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eurocopa revive a Copa do Mundo de 66

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Eurocopa deste ano revive, principalmente para os ingleses, o Mundial de 66. Os 30 anos que separam as duas competições não impediram uma série de semelhanças entre os dois torneios.
Mais do que terem a Inglaterra como o país-sede, a fórmula de disputa das competições é praticamente a mesma.
Na primeira fase, 16 seleções são divididas em quatro grupos, cada um com quatro equipes. As duas melhores seleções de cada grupo passam às quartas-de-final.
Os ingleses são, como em 66, os cabeças-de-chave do Grupo A e atuam, desde a fase inicial, no estádio de Wembley, em Londres.
A única diferença é que nesta Eurocopa não haverá uma partida para definir o terceiro colocado -em 66, Portugal derrotou a ex-União Soviética por 2 a 1 na disputa de terceiro lugar.
Cidades-sede
Londres não é a única cidade que abrigou jogos no Mundial-66 e que receberá partidas da Eurocopa.
Birmingham, Liverpool, Manchester e Sheffield foram sedes em 66 e vão abrigar jogos este ano.
Birmingham receberá os jogos do Grupo A. Liverpool e Manchester são as sedes do Grupo C. Sheffield, por sua vez, hospeda as partidas do Grupo D.
Apenas duas cidades que abrigaram jogos em 66 não são sedes este ano: Sunderland e Middlesbrough. Leeds, Newcastle e Nottingham as substituirão.
Resgate da imagem
A Euro-96 tem a mesma missão do Mundial de 66: colocar o futebol inglês em posição de destaque no cenário internacional.
A Inglaterra, que mantém um estilo conservador de jogo, em que as jogadas aéreas predominam, não tem bons resultados desde a Copa de 30 anos atrás.
Os ingleses nem se classificaram para o Mundial dos EUA, em 94.
Apesar do sucesso britânico em 66, a imagem da conquista foi arranhada pelos erros de arbitragem, supostamente cometidos para beneficiar a Inglaterra.
No maior deles, o árbitro suíço Gottfried Dienst, na final contra a Alemanha, validou um gol ilegítimo de Hurst, atacante inglês.
A bola chutada por Hurst, após tocar o travessão, caiu rente à linha do gol, mas não entrou.
Os participantes da Eurocopa temem um novo favorecimento ao "time da casa" este ano.
Mascotes
Os símbolos da Euro-96 e da Copa-66 também se assemelham bastante. São leões vestidos com o uniforme da seleção inglesa.

Texto Anterior: Para Bebeto, dá para bater o Palmeiras
Próximo Texto: Irmãos repetem os Charltons
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.