São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arafat pede compromisso de direitista sobre Hebron

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, em sua primeira declaração sobre a vitória de Binyamin Netanyahu para premiê de Israel, disse que esperava que ele mantivesse o comprometimento de seus antecessores com o processo de paz.
Questionado sobre qual mensagem daria ao premiê eleito, Arafat respondeu: "Que continue o processo de paz, a paz dos valentes, que nós assinamos com meus parceiros, Yitzhak Rabin e Shimon Peres, e que esperamos que continue com Netanyahu".
Durante visita a Londres para negociações com o premiê John Major, Arafat enfatizou a sua esperança de que Israel mantenha a promessa de tirar as tropas de Hebron. "Espero que a retirada ocorra como decidido, no dia 12 de junho."
Na Universidade de Oxford, voltou a dizer: "Acordos de paz são uma transação contratual entre dois lados sem possibilidade de mudança de posição nem retirada unilateral".
O líder palestino disse que seu povo respeitava a decisão do eleitorado israelense. "Estamos comprometidos com o processo de paz, com o que já foi assinado. E esperamos que os outros estejam igualmente comprometidos."
O premiê israelense, Shimon Peres, ligou para Arafat em Londres, no primeiro contato oficial dos dois desde a eleição. Eles discutiram o futuro da paz.

Texto Anterior: Egito e Síria dizem estar pessimistas
Próximo Texto: Turquia decide debater moção de censura; Bahrein acusa Irã por levante e prende 29; UE suspende parte de veto a carne britânica; Países questionam lei dos EUA contra Cuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.