São Paulo, sexta-feira, 7 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Waimiris vencem doenças

DA AGÊNCIA FOLHA EM MANAUS

Os índios guerreiros da etnia waimiri-atroari estão vencendo a guerra contra as doenças de brancos e, consequentemente, tendo uma melhor expectativa de vida.
Moradores do norte do Amazonas, eles conseguiram uma indenização da Eletronorte porque tiveram suas terras inundadas por uma usina hidrelétrica. Parte do dinheiro está sendo investida em programas de saúde e educação.
Na área de saúde, há avanços significativos. Desde que o programa foi iniciado, em 87, a mortalidade infantil antes de um ano de idade, de 240 por 1.000 nascimentos, caiu para 0 em 93.
No final do século passado, os waimiris chegaram a ser 20 mil. No início do programa, eram apenas 376, e, hoje, são 701 -o que representa um crescimento anual médio de 6,1% da população.
O médico Rômulo Sabóia Moura, que coordena os trabalhos de saúde na aldeia, diz que a situação foi resolvida com um investimento por índio/ano de R$ 200 em ações de saúde.

Texto Anterior: Marubos têm pior expectativa
Próximo Texto: Funai contesta pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.